• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • Símbolos Oficiais

    Quinta-feira, 27 de agosto de 2015

    Última Modificação: 26/09/2018 13:59:52 | Visualizada 63 vezes


    Ouvir matéria

    Os símbolos municipais são figuras emblemáticas que retratam a história e as características de cada comunidade e traduzem seus elementos mais expressivos como sua identidade, sua evolução política, administrativa e econômica, seus costumes e tradições.

    \r\n

    A confecção de símbolos deve obedecer a normas universalmente aceitas. A Heráldica e a Vexilologia são as ciências que estudam, respectivamente, os brasões e as bandeiras. O nome “Heráldica” vem de heraldo, ou arauto, que deriva do alemão antigo “heer\, que quer dizer “devotado”, ou “har”, “gritar” ou “chamar”. Os heraldos ou arautos, na Idade Média, eram os representantes dos senhores junto ao povo e tinham a missão de percorrer as cidades anunciando as novidades e comunicações vindas dos governantes, levar declarações de guerra, publicar datas de celebrações e torneios e zelar pelos símbolos da nobreza. Nos torneios de combate, eles verificavam os escudos dos cavaleiros colocando-os em local visível se não encontrassem defeito, proclamavam-nos a toque de trombeta. Daí alguns autores atribuírem a origem da palavra “brasão” do alemão “blasen”, que significa “soprar”. Os heraldos também sorteavam os cavaleiros que lutariam em posição favorável em relação ao sol.

    \r\n

    Brasão de Pontal do Paraná

    \r\n

    Brasão Pontal Paraná 300

    \r\n

    Brasão Pontal Paraná – Alta Resolução

    \r\n

    Brasão Pontal Paraná 250dpi

    \r\n

    A primeira coisa que é descrita num escudo é o esmalte (cor) do campo (fundo); seguem-se a posição e esmaltes das diferentes figuras (objectos) existentes no escudo. Estas cargas são descritas de cima para baixo, e da direita (dextra) para a esquerda (sinistra). Na verdade, a dextra (do latim dextra, -æ, «direita») refere-se ao lado esquerdo do escudo, e a sinistra (do latim sinistra, -æ, «esquerda») ao lado direito, tal como este é visto pelo observador. A razão porque isto sucede prende-se com o fato de a descrição se referir ao ponto de vista do portador do escudo, e não a do seu observador. Sendo assim temos: Significado do Brasão de Pontal do Paraná Brasão em escudo português, terciado em pala, com a pala destra em argente, simbolizando a paz, amizade, pureza, trabalho e religiosidade dos pontalenses, em seu flanco a figura de uma ave jalde representando a fauna da região; a pala central está em gules, tendo em seu ponto de honra o sol jalde representanto a riqueza, a glória, o progresso, a grandeza e a soberania do Município, e em seu umbigo temos uma canoa jalde voltada à destra na crista de uma ondulação representando a atividade da pesca, primordial na região; a pala sinistra etá em blau, simbolizando a exuberante natureza do Município, possui em seu flanco três ilhas  representando as Ilhas dos Currais, simbolizando a ecologia e a vida do novo município; divisa em argente com a data de emancipação do município "20 de Dezembro de 1995" transcrita em gules.

    \r\n


    \r\n

    A Bandeira Municipal  

    \r\n

    bandeira1 300x202

    \r\n

    O vocábulo Vexilologia provém devexillum, nome dos estandartes utilizados no exército romano. O uso da bandeira iniciou-se na Idade Média e tem origem militar prestando-se a orientar o agrupamento dos guerreiros em torno do chefe durante os combates.Os cavaleiros, em batalha, cobriam-se de armaduras e capacetes, de tal modo que ficava difícil distinguir o amigo do inimigo. Ornamentos exteriores, normalmente com os símbolos de determinado senhor ou ramo de família, permitiam a identificação e reunião em torno de uma bandeira. Inicialmente, erguia-se na lança o Brasão de Armas que normalmente era de madeira e couro (e não de pano) e depois surgiram os panos coloridos bordados com as insígnias heráldicas.

    \r\n

    A Bandeira Municipal de Pontal do Paraná foi instituida pela lei LEI N.º 064, de 15 de Dezembro de 1997, sendo feita e descrita nos termos da Heráldica Municipalista, traz em seu canto superior esquerdo um sol de vinte pontas e ao centro figura geométrica de três ilhas, é constituída de quatro cores: azul claro, azul escuro, amarelo e branco, com as seguintes representatividades:

    \r\n

    I – a cor azul claro simboliza o céu e o mar em sua grandeza, e também justiça, nobreza, perseverança, recreação e o clima especial do Município;

    \r\n

    II – a cor azul escuro simboliza a exuberante natureza do Município;

    \r\n

    III – a cor branca simboliza a paz, amizade, pureza, trabalho e religiosidade de seus habitantes;

    \r\n

    IV – a cor amarela representa a riqueza, simbolizando glória, progresso, grandeza e soberania do Município;

    \r\n

    V – o sol representa o esplendor do Município em sua plenitude;

    \r\n

    VI – as ilhas representam os Currais, simbolizando a ecologia e a vida.Em conformidade com as regras heráldicas, a Bandeira Municipal terá as dimensões oficiais adotadas para a Bandeira Nacional, levando-se em considerações 14 (quatorze) módulos de altura da tralha pôr 20 (vinte) módulos de comprimentos do retângulo.

    \r\n


    \r\n

      Hino do Município de Pontal do Paraná

    \r\n

    CRIAÇÃO DO HINO MUNICIPAL DE PONTAL DO PARANÁ

    \r\n

    por Simone Domingues Gavansky

    \r\n

    Tudo começou com a publicação de minha poesia  "Pontal do Sul “, que saiu na revista Contra-Capa do dia 30 de novembro de 2001, publicada por Anderson Júlio. Ouvi de minha filha, Kamila, que uma professora do Colégio Sully comentou a poesia em sala de aula, dizendo que era uma poesia muito bonita e que eu deveria participar do concurso que escolheria o Hino Municipal. Até então eu não cogitava participar, mas depois de ter conhecimento deste comentário, me animei e resolvi participar com outra poesia.

    \r\n

    Resolvi, então, homenagear o povo nativo (pescadores), pois assistia o trabalho duro e difícil deles toda vez que eu ia passear na praia, às 06:00 Hs da manhã. Logo que vim morar no Balneário de Pontal do Sul, em Pontal do Paraná, adquiri o hábito de caminhar na praia, juntamente com meus dois filhos e vez por outra ajudávamos os pescadores a puxar sua rede de pesca, e sempre ganhávamos peixes. Admiráva-mos como eles saíam bem cedo para alto mar e às vezes não traziam nada! Procurei então me informar quais ilhas pertenciam ao município junto ao Marquinhos, que respondia pela pasta de Turismo à época, que me passou algumas informações, outras pesquisei no livro “Subsídios para a História de Pontal do Paraná” de Abud Rocha. Procurei então falar de tudo um pouco: sobre Educação, Turismo, progresso, crianças, raças, pesca, etc.

    \r\n

    Concluída a letra, não sabia a quem procurar e não conhecia nenhuma pessoa que pudesse compor a melodia, foi quando telefonei para a prefeitura pedindo informações, e me passaram o telefone da professora Lígia, a quem não conhecia. Entrei em contato e perguntei se alguém já tinha convidado-a para o concurso do Hino, com sua negativa contei-lhe que havia escrito uma poesia e gostaria de participar do concurso, convidando-a a fazer a música em cima da letra que eu havia escrito. Ela aceitou e começamos a trabalhar no dia seguinte e após trez dias  a música já estava pronta, harmonizando perfeitamente com a letra. Parecia que havíamos combinado de tão perfeito que ficou. Ambas ficamos muito contentes, eu prometi à Lígia que se ganhássemos dividiriamos o prêmio. Nosso trabalho foi inscrito na Secretaria de Educação no dia 17 de dezembro de 2001. Participaram da comissão organizadora do concurso para a escolha do Hino Municipal de Pontal do Paraná: Rodrigo Fernandes Pissetti, Heloísa Kavinski e Juliana Sípoli Bosso (Edital de divulgação-dia 10 de dezembro de 2001), que colaboraram na elaboração da lei que regulamentou o concurso (Lei Municipal n° 305/2002). Participaram da 1° eliminatória, realizada no dia 20 de dezembro de 2001, seis candidatos. A mesa julgadora foi composta por: Carlos Eduardo Borges Marin, procurador geral do Município e representante do poder executivo; José Mauri Zampieri, presidente da Câmara de vereadores (poder legislativo); James Bitencourt Fioravanti (representando os músicos de expressão local); Mário Cesar Gomes de Oliveira (representando os maestros de expressão regional) e a primeira-dama do Município Maria Inês Campos da Silva, representando as associações de moradores de Pontal do Paraná. Os dois classificado foram: Sérgio Alves da Cruz, com ”Meu Pontal do Paraná” e Simone Domingues Gavansky/Lígia Men Silva com o ”Hino de Pontal do Paraná”, que empataram com 7,3 pontos.

    \r\n

    A comissão organizadora previu uma segunda eliminatória, aberta a novos candidatos,  e que foi realizada no decorrer de março de 2002. Os candidatos eliminados na 1° fase puderam participar dessa segunda etapa, que aconteceu no dia 16 de março de 2002 no salão da Igreja de São Sebastião, em Praia de Leste, fazendo parte das comemorações do Dia do Padroeiro  São José.

    \r\n

    A finalíssima aconteceu no dia 1° de maio de 2002,na Praça central do Balneário Shangri-lá, tendo um prêmio de R$ 2.000,00(dois mil reais)  para o vencedor.

    \r\n

    Foi um momento de grande vitória e orgulho pessoal, por fazermos parte da história deste Município. Não pelo prêmio, mas pelo reconhecimento do nosso trabalho e por gostar muito de poesias, além do apoio e o incentivo dos meus queridos filhos Felipe e Kamila, meu maior orgulho, e do meu marido, Diomar, que também me apoiou. Não poderia deixar de citar o apoio do meu querido pai Bartholomeu Gavansky, que com seus oitenta e dois anos, oficial expedicionário, esse bravo capitão da FAB sempre me incentivou e me entusiasmou muito. Tudo o que sou hoje, devo ao meu pai. Seus conselhos até hoje eu sigo. Ele sempre foi meu espelho!

    \r\n


    \r\n

    Hino do Município de Pontal do Paraná.

    \r\n\r\n

     

    \r\n

    Das estradas caminhos de areia,

    \r\n

    Cobertos por um sol radiante,

    \r\n

    Mãos calejadas desse bravo do mar,

    \r\n

    Surgiu no olhar, o sorriso do infante.

    \r\n

    Lugares que traçam histórias,

    \r\n

    Seus manguezais, a ilha dos Currais,

    \r\n

    O artesanato e a sua beleza,são todas essas as nossas riquezas.

    \r\n

    A tradição dos índios e seus filhos,

    \r\n

    Com o camboar e os sambaquis,fazem desse lugar a sua terra,

    \r\n

    De um povo forte e feliz.

    \r\n

    Pontal do Paraná, lugar de encantos mil;

    \r\n

    Pontal do Paraná, no litoral sul do meu Brasil!

    \r\n

    Suas praias, seus frutos e riquezas

    \r\n

    O turismo almeja o progresso,

    \r\n

    E é um sonho de um futuro promissor,

    \r\n

    É a esperança de um povo lutador.

    \r\n

    O pescador, sua rede e seu talento,pois é no mar que ele é feliz,

    \r\n

    Este lugar é a sua casa,

    \r\n

    A sua terra o seu país.

    \r\n

    Que a educação, saúde das crianças,

    \r\n

    Todas as raças, sejam iguais,

    \r\n

    Que nesta terra não exista guerra,

    \r\n

    E reine aqui, sempre a paz!

    \r\n

     

    \r\n


    \r\n

     

    \r\n

     

    \r\n

           

    \r\n

    FONTE: Secretaria Municipal de Desenvolvimento – Departamento de Turismo e Cultura  

     

     Veja Também