• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • Dispensados do Servi?o Militar prestam juramento a bandeira

    Quinta-feira, 26 de outubro de 2017

    Última Modificação: // | Visualizada 257 vezes


    Ouvir matéria

    FOTO PREFEITO JUR. BANDEIRA

    O prefeito de Pontal do Paraná, Marcos Fioravante (que é o presidente da junta militar), acompanhou a cerimônia de Juramento à Bandeira Nacional - principal símbolo sagrado da Nação Brasileira e de entrega do Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), aos jovens dispensados do serviço militar. O ato ocorreu na manhã terça-feira (24), no colégio Paulo Freire. O prefeito de Pontal do Paraná, Marcos Fioravante (que é o presidente da junta militar), acompanhou a cerimônia de Juramento à Bandeira Nacional - principal símbolo sagrado da Nação Brasileira e de entrega do Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), aos jovens dispensados do serviço militar. O ato ocorreu na manhã terça-feira (24), no colégio Paulo Freire. 

    O Chefe do Executivo fez menção a necessidade de preparar os jovens do município para os desafios futuros. “É importante que vocês jovens, recebam do município todo o preparo necessário para a capacitação profissional. Estamos trabalhando bastante neste sentido, para ampliar cada vez mais as possibilidades de emprego a nossa juventude. A carteira de dispensa militar, que vocês recebem hoje, será utilizada e solicitada em todas as portas de trabalho que se abrirem”, comentou o prefeito.

    A solenidade foi conduzida pelo 1º tenente do Exército, João Pedro Lemos, que na oportunidade, falou sobre a importância do ritual. “É um ato constitucional em que os jovens juram defender a pátria, independentemente de ter servido ao Exército, com o sacrifício da própria vida”, salientou. Ele ainda explicou que os dispensados não prestarão serviço militar, mas deverão permanecer de prontidão para servir à Pátria, se necessário, até completar 30 anos.Aproximadamente 150 jovens participaram do ato cívico. O juramento à bandeira para os reservistas acontece em Pontal do Paraná uma vez por ano. 

    O alistamento militar é obrigatório e, sem ele, o cidadão fica impedido, por exemplo, de tirar passaporte, ingressar no serviço público ou ser matriculado em qualquer instituição de ensino – inclusive universidades. Além disso, está previsto pagamento de multa, que varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar. O procedimento acontece anualmente entre os meses de janeiro e junho, após esse período o sistema online faz uma seleção geral dos que serão dispensados.Participaram da cerimônia o vice-prefeito e também secretário de Governo, Fábio de Oliveira, secretário de Cidadania, Edson Rita, delegado da Serviço Militar, Willian Pereira e o vereador Oseias Leal.

     

    Jornalista: Sandro MartinsMTB: 0010208

    (41) 3455-9642e-mail: imprensa@pontaldoparana.pr.gov.br

     

     

     

     

     Veja Também