• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • Casa de Cultura oferece cursos gratuitos à comunidade de Pontal do Paraná

    Sexta-feira, 16 de agosto de 2019

    Última Modificação: 16/08/2019 17:01:43 | Visualizada 1608 vezes


    Ouvir matéria

    A prefeitura de Pontal do Paraná, por meio da secretaria de Desenvolvimento e o seu departamento de Cultura, oferece gratuitamente diversos cursos na Casa de Cultura, na Rua Tom Jobim no balneário de Primavera.


     

    O prefeito Marcos Fioravate (Casquinha) disse que o departamento de Cultura trabalha diariamente com turmas ligadas a arte seja na música ou no teatro.
     

    “Recebemos a comunidade para participar de diversos cursos na área cultural onde buscamos trabalhar no desenvolvimento de novos talentos e na promoção das pessoas que vivem do artesanato, e por isso nossa parceria com Senar que já ofereceu diversos outros cursos que já ajudaram a melhorar a vida das pessoas”, destacou o prefeito.
     

    Essa semana está sendo promovido pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) o curso avançado de bambu. De acordo com a professora do Senar, Ana Gomes Armstrong, o curso vai servir para finalizar as técnicas que já foram passadas no curso para iniciantes.
     

    “O intuito do Senar e da prefeitura nessa parceria é agregar mais renda aos participantes, pensando em melhorar o conhecimento e assim agregar valor aos produtos, aqui no litoral nós temos bastante matéria prima e eles aprendem a fazer as peças para vender e aumentar sua renda.
     

    Os alunos puderam aprender técnicas avançadas no artesanato em bambu como amarração, encaixe, três tipos de amarração, curvas, o T e a cruz para trabalhar na fabricação de cachepot ou paisagismo adaptando flores para venda em floricultura ou em  sua própria casa. Já foram oferecidos cursos de confecção de bonecas, de flores, de trançado, de fibra de bananeira, de taboa, de bambu básico e avançado.
     

    A artesã Ana Maria de Oliveira, que trabalha com couro de peixe e escamas, falou sobre a importância de um curso gratuito oferecido pela prefeitura para a comunidade.
     

    "Estou buscando mais conhecimento com o bambu que temos bastante em nossa natureza, e com certeza é muito bom estar aqui, tudo gratuito as oficinas e minicursos, e agrega mais conhecimento, bagagem e qualidade no produto, hoje estamos fazendo artesanato em bambu no módulo avançado e é uma peça a mais que teremos em
    nosso mostruário de trabalho", disse a artesã.

     

    A Casa de Cultura oferece os seguintes cursos: teatro infantil (12 anos), iniciação teatral (8 anos), coral e flauta doce infanto juvenil (8 anos), curso de violão (8 anos), curso de desenho artístico (8 anos), técnica vocal (16 anos), curso de teatro adulto (18 anos) e coral adulto (40 anos).
     

    Veja a programação dos cursos na galeria de fotos:

     

     

     Galeria de Fotos

     Veja Também