• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • Área Irregular em Ipanema

    Quinta-feira, 27 de maio de 2021

    Última Modificação: 27/05/2021 16:03:03 | Visualizada 1361 vezes


    Ouvir matéria

    Um dos grandes desafios da Prefeitura de Pontal do Paraná, é sem dúvida nenhuma, o remanejo das famílias que ocupam a área da orla marítima, de forma irregular.

    O problema é de longa data, e se repete em diversos lugares do nosso Município.

    Porém uma concentração notória, ocorre no Balneário de Ipanema.

    Desde que começaram a ocupar a área, as famílias sabiam que chegaria o dia em que a desocupação seria inevitável.

    O processo de realocação destas pessoas tem sido estudado por anos. E o imbróglio se arrasta, gerando desconforto, insegurança, e um embate desgastante para todos.

    A Prefeitura reconhece a dificuldade das famílias, mas, a ocupação ilegal nunca foi um caminho para a garantia de moradia.

    Partir pra este tipo de ação, sempre vai gerar dissabores.

    O Prefeito Rudão Gimenes, esteve reunido nesta semana, com representantes do IDR/ Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, e também com com Superintendentes da Secretaria de Patrimônio da União, para discutir soluções para este problema.

    A Prefeitura tem conversado com outras Instituições, como Cohapar e CEF, na aspiração de soluções habitacionais para Pontal, e as conversações têm sido muito promissoras.

    O Prefeito também esteve na região das ocupações e conversou com moradores.

    Rudão disse que o primeiro passo para resolver a situação, é cadastrar as famílias que estão no lugar, fazendo um levantamento minucioso, sobre quem são os pescadores, e quem são as famílias que aproveitaram o estalão para construir irregularmente. Este trabalho , inclusive, já começou, com a instalação de plaquinhas de identificação nas casas, e coleta de dados das famílias. Estas informações servirão para nortear os Projetos de Habitação.

    O Prefeito lembrou aos moradores de uma Ação Judicial da União, em trâmite, que exige a retirada das famílias em questão, priorizando a solução para as famílias de pescadores.

    O Prefeito, como líder do Executivo Municipal disse que não pode se preocupar apenas com uma classe... mas, com todos.

    “Sabemos que existem famílias aqui por muito tempo, e estamos trabalhando em projetos habitacioinais para atender a todos.” Disse o Prefeito. “ Ninguém vai mexer com vocês, sem dar uma destinação de moradia. Eu vim aqui, pessoalmente, para garantir isso.” completou.

    A Ocupação irregular se transformou em um problema para toda a comunidade. Inclusive para as famílias que estão na orla, pois as mesmas não contam com a estrutura necessária, como saneamento, segurança, e principalmente garantia de moradia futura.

    Gimenes falou dos projetos para a orla, como o Mercado de Peixes, o Barracão de Armazenagem para o Pescador, e Urbanização e Funcionalidade da Orla. Rudão terminou a reunião com os moradores abrindo espaço para as dúvidas.

    #pontalhabitacao

    #pontaldoparana

    #prefeituradepontal

    #OTrabalhoNãoPara

     Veja Também