• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • O projeto ciclofaixa no município de Pontal do Paraná, faz parte de um estudo que integra o Plano de Mobilidade que está em fase de conclusão

    Quinta-feira, 14 de abril de 2022

    Última Modificação: 03/05/2022 11:27:35 | Visualizada 292 vezes


    Ouvir matéria

    O estudo aponta que o município de Pontal do Paraná por sua geografia plana e pelo volume de munícipes que tem a bicicleta como principal meio de locomoção, bem como nossos visitantes que usam a bicicleta como instrumento de lazer que aumentaram significativamente nesse período pandêmico, com isso o município tem investido na ciclomobilidade para dar mais segurança aos ciclistas moradores e aqueles que nos visitam.

    O projeto é de 11km de extensão com início em Praia de Leste até o Balneário Guapê, até o momento foram feitos 5.500m, destes, 3.700m do Balneário Praia de Leste até o Balneário Guarapari e 1.800m. do Balneário Shangri-lá ao Guapê, no trecho do Balneário Guapê objeto das críticas temos 300 metros que no projeto original vamos construir calçada e ciclovia, uma vez que neste trecho a via se estreita não possibilitando a continuação da ciclofaixa, mais adiante o município trabalha no estudo florestal da área que compreende o Balneário Guapê ao Balneário Barrancos, esse estudo é importante para darmos início no licenciamento ambiental para podermos ligar nossa orla de ponta a ponta.

    Além da ciclofaixa hoje o município trabalha com ciclorrotas ecológicas, na comunidade do Guaraguaçu com cerca de 10km, onde existe a possibilidade do ciclista conhecer o sítio arqueológico sambaquis do Guaraguaçu com aproximadamente 4000mil anos de história e outro trecho do Balneário Shangri-lá a Pontal do Sul com 7km. O projeto final pretende ligar a Comunidade do Guaraguaçu até o Balneário Pontal do Sul, um passeio por dentro da Mata Atlântica de 26km. Vale ressaltar que antes deste projeto o município não tinha nem 1m. de sinalização para o ciclista.

    Em tempo, informamos que a sinalização horizontal para ciclofaixa foi contratada no valor de R$254.800,13 (duzentos e cinquenta e quatro mil oitocentos reais e treze centavos). O valor não foi pago para empresa pois execução do projeto ainda está em andamento e sofrendo adaptações que melhor se adequem a realidade do município e o desejo da população.

    Comunicação

    Pontal do Paraná

    #mobilidade

    #ciclomobilidade

    #pontaldoparaná

    #litoraldoparana

    #paraná

    #brasil

     Galeria de Fotos

     Veja Também