• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • INICIADA A PESCA DA TAINHA EM PONTAL DO PARANÁ

    Segunda-feira, 23 de maio de 2022

    Última Modificação: 11/06/2022 17:32:11 | Visualizada 162 vezes

    Luiz Michelin Junior - Imprensa


    Ouvir matéria

    A pesca da Tainha começou ontem 23/05/22 em Pontal do Paraná. Em dois dias já foram pescadas mais de 5 toneladas, trazendo alegria para todos os pescadores.

     

    Para acontecer, a pesca da tainha precisa ter o clima ideal: vento sul, água do mar bem fria e a temperatura baixa. Essa combinação somada a uma mãozinha da natureza faz com que a pesca da tainha seja muito produtiva. Vários balneários se preparam para participar desse momento.

     

    O estoque sul desta espécie migra anualmente da Argentina e Uruguai para o Brasil, podendo chegar até o estado do Espírito Santo, dependendo das condições climáticas. Ao chegarem no Brasil elas migram da Lagoa dos Patos – RS para Pontal do Paraná – PR.

     

    Os caiçaras (pescadores de Pontal do Paraná) pescam artesanalmente como seus ancestrais, usando uma modalidade chamada de “Lanço”, onde são utilizadas canoas sem motor, a base de remo. Quando querem pescar colocam suas redes em círculos na água rasa (como você pode ver nas imagens abaixo), de modo que a cada um cabe determinado pedaço da rede, neste momento outros pescadores se juntam aos amigos e até os turistas que estão na areia ajudam a puxar a rede. Vão então uns poucos no centro da roda e batem na água. Se algum peixe quer fugir para o fundo, fica preso na rede. Aquele que apanha muito peixe reparte com os outros que pescam pouco. Quem ajuda a puxar a rede, recebe um peixe como parte de pagamento.

     

    Existe outra modalidade mais moderna de pesca da Tainha, denominada “Cerco de rede alta”, feito com barcos motorizados: em um ponto alto, um integrante dos grupos de pescadores, conhecido como vigia, fica responsável por monitorar a aproximação dos cardumes. Ao avistar a chegada das tainhas, ele avisa seus companheiros por rádio. Estes, se apressam em colocar as canoas na água e jogar a enorme rede de arrasto. A última etapa envolve duas equipes, que precisam puxar a rede em pontos diferentes até a areia.

     

    Quando a pesca da Tainha é liberada no brasil inteiro é um momento de festa para todos os pescadores do litoral paranaense, pois o evento sustentará famílias inteiras nos próximos dois meses.

     

    Izair Marcelino da Veiga (conhecido como Lico pescador) explica que a Tainha aquece a economia do município e ressaltou a importância desta época do ano: “O momento da Tainha é o mais precioso para o pescador, por causa da renda familiar e da parceria que existe entre todos eles. Nestes dois meses de pesca, seremos agraciados por Deus e pedimos orações para os Pontalenses para esses pescadores que são um povo tão sofrido. Nós esperamos ser contemplados com essa pesca, pedindo a todo povo de Pontal do Paraná que procure comprar nosso peixe. E aproveito para agradecer a Imprensa de Pontal do Paraná e o poder executivo, que deu apoio total aos pescadores”.

     

    Seu Lico nos conta que a Tainha pode ser para preparar assada, recheada (com farofa de ova), cozida e milanesa

     

    Confira uma super receita do Seu Lico de Tainha recheada:

     

    Abra a Tainha e recheie com cebola, pimentão amarelo e vermelho, alho, tomate, palmito, costure a tainha para segurar o recheio.

    Por fora faça um vinagrete de tomate e cebola picadinha, enrole em papel alumínio e coloque para assar em forno ou churrasqueira.

    Depois de pronto é só se deliciar!

     

    Conheça também a Cambira:

     

    Antigamente os pescadores não tinham geladeira, a Tainha era salgada e colocada ao sol por 5 dias em uma espécie de varal. Ou, se o sol estivesse baixo ela era defumada em um processo chamado fumeiro, onde a tainha é salgada e recebe a fumaça (para ser defumada).

     

    Uma vez seco, o peixe ía para a panela de barro com água e ingredientes facilmente encontrados na região, entre eles, a banana e os temperos verdes.

     

    Não perca!

     

    Para fortalecer as tradições Caiçaras a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Pontal do Paraná realizará o 2º Festival Gastronômico Caiçara de 15 à 24/07/22.
     

    Onde encontrar Tainha fresca?

     

    Balneário Pontal do Sul

    Balneário Shangri-lá

    Balneário Ipanema

    Balneário Barrancos

    Balneário Atami

    Balneário Praia de Leste

     Veja Também