• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • BORA LÁ FAZER UM EXERCÍCIO? VEM AÍ O DIA DO DESAFIO (25/05/22)!

    Terça-feira, 24 de maio de 2022

    Última Modificação: 11/06/2022 17:31:42 | Visualizada 190 vezes

    Luiz Michelin Junior - Imprensa


    Ouvir matéria

    Sob coordenação do Sesc São Paulo no continente americano, Dia do Desafio chega à 28ª edição, com o tema “Ocupar Espaços e Reunir Pessoas” Com o objetivo de mobilizar a população para a prática de atividade física, o evento será realizado no dia 25 de maio, nas unidades do Sesc, em ambientes externos e no formato on-line.

     

    Após dois anos teremos uma programação com ênfase no formato online, o evento trará uma proposta de incentivar a prática de atividade física na população, desta vez convidando as pessoas para participar de forma majoritariamente presencial, ocupando ambientes externos e espaços públicos. O DDD é uma Campanha global liderada pela TAFISA – The Association For International Sport for All (A Associação para o Esporte Internacional para Todos), coordenada no Continente Americano pelo Sesc São Paulo, com apoio institucional da ISCA - International Sport and Culture Association (Associação Internacional de Esporte e Cultura) e da UNESCO (A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Nesta edição, o projeto traz como tema “Ocupar Espaços e Reunir Pessoas”, propondo inúmeras oportunidades para que a população possa inserir a prática regular de atividades físicas em sua rotina.

     

    Vale ressaltar que, neste ano, o Dia do Desafio não contará com a competição amistosa entre as cidades, fazendo com que a maior relevância do evento seja a mobilização do público em torno do combate ao sedentarismo. Desafio - Dados recentes apontados pela UNESCO mostram que, durante a pandemia, houve um declínio de 41% na atividade física no mundo.

     

    Outro número de impacto negativo deste estudo mostra que 80% dos jovens já viviam de maneira sedentária antes da pandemia. Dentro deste cenário preocupante, esta edição Dia do Desafio ganha ainda mais protagonismo como instrumento na busca da reversão destes números.

     

    O Dia Do Desafio foi criado nos anos 1980 no Canadá, tem como proposta despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas de forma regular. O Sesc coordena o evento no Brasil desde 1995 e no continente americano desde 2000. O evento é uma iniciativa da TAFISA - The Association For International Sport for All, com o apoio da ISCA (International Sport and Culture Association) e da UNESCO e é realizado por cidades, instituições e pessoas em parceria com secretarias, ONGs, escolas, empresas, universidades, academias, dentre outras. Trata-se de um movimento comunitário que envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos trabalhando em parceria para estimular suas comunidades a adotarem um estilo de vida mais ativo.

     

    A Prefeitura Municipal de Pontal do Paraná, através da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria de Esportes, Cultura, Lazer e Juventude disponibilizará alguns professores de Educação Física que passarão nas escolas do município para realizar o Dia do Desafio.

     

    Hélio Osmar da Silva, coordenador de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação, explica sobre as ações que serão realizadas: “Fizemos o registro de participação e fizemos um convite para as escolas e CMEIs para que participem deste dia. A Secretaria de Esportes e a Secretaria de Educação estão trabalhando em conjunto e tem um papel de promover a saúde e a atividade física. Algumas escolas pediram nosso auxílio para registrarmos estas atividades físicas. Combinamos também com os professores de Educação Física, ou com aqueles que tem essa facilidade, praticando dança, Yoga, ginástica laboral que façam o desafio de no mínimo 15 minutos, eles não precisam necessariamente ficarem focados em uma atividade somente. Bom desafio a todos os Pontaleneses!

     

    Como participar?

     

    Quem quiser participar basta se cadastrar no endereço abaixo:

     

    https://www.diadodesafio.org.br/participacao/

     Galeria de Fotos

     Veja Também