• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • LANÇO DA TAINHA TEM PRESENÇA DO PREFEITO DE PONTAL DO PR

    Terça-feira, 21 de junho de 2022

    Última Modificação: 21/06/2022 20:21:18 | Visualizada 115 vezes

    Luiz Michelin Junior - Imprensa


    Ouvir matéria

    A temporada da Tainha tem trazido excelentes resultados para os pescadores de Pontal do Paraná, que buscam manter viva a tradição da pesca artesanal.

     

    Quando a pesca da Tainha é liberada no Brasil inteiro é um momento de festa para todos os pescadores do litoral paranaense, pois o evento sustentará famílias inteiras nos próximos dois meses. Uma rotina que traz muita esperança para quem depende da pesca para sobreviver.

     

    Para acontecer, a pesca da tainha precisa ter o clima ideal: vento sul, água do mar bem fria e a temperatura baixa. Essa combinação somada a uma mãozinha da natureza faz com que a pesca seja muito produtiva. Vários balneários se preparam para participar desse momento.

     

    O estoque sul desta espécie migra anualmente da Argentina e Uruguai para o Brasil, podendo chegar até o estado do Espírito Santo, dependendo das condições climáticas. Ao chegarem no Brasil elas migram da Lagoa dos Patos – RS para Pontal do Paraná – PR.

     

    Sabendo de tudo isso e com o intuito de incentivá-los ainda mais, o Prefeito Municipal de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, participou ontem (20/06/22) de um “Lanço” da Tainha, onde os pescadores colocam suas redes em círculos na água rasa, de modo que a cada um cabe determinado pedaço da rede, neste momento outros pescadores se juntam aos amigos e até os turistas que estão na areia ajudam a puxar a rede. Vão então uns poucos no centro da roda e batem na água. Se algum peixe quer fugir para o fundo, fica preso na rede. Aquele que apanha muito peixe reparte com os outros que pescam pouco. Quem ajuda a puxar a rede recebe um peixe como parte de pagamento.

     

    O prefeito e a vice-prefeita Patricia Millo Marcomini, participaram hoje (21/06/22) de um almoço junto aos pescadores do balneário de Pontal do Sul e acompanharam de perto o dia a dia deles.

     

    Marcio da Veiga, um dos diretores da Colônia de Pesca Z5 de Pontal do Paraná, conta que a presença do prefeito encheu a comunidade de pesca de orgulho: “Os pescadores do lanço de Pontal do Sul ficaram muito gratos pela presença do prefeito e a vice-prefeita e estão muito felizes com o apoio e a participação ativa dessa gestão na pesca artesanal. A pesca da Tainha nessa temporada está sendo um sucesso, pois já foram pescadas aproximadamente 14 toneladas”.

     Veja Também