• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • GUARDA MUNICIPAL RECEBE DOAÇÃO DE DUAS ESCOPETAS CALIBRE 12

    Sábado, 25 de junho de 2022

    Última Modificação: 25/06/2022 12:33:04 | Visualizada 356 vezes

    Luiz Michelin Junior - Imprensa


    Ouvir matéria

    A GCM (Guarda Civil Municipal) de Pontal do Paraná recebeu ontem à noite (24/06/22), suas duas primeiras espingardas calibre 12 das mãos do Prefeito Municipal de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes e da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Any Messina, no stand de tiro do Clube Urutu em Praia de Leste.

     

    As espingardas foram doadas por empresários Pontalenses, os irmãos Paulo Henrique de Holanda Guerra e Alexandre Cristiano de Holanda Guerra, das Lojas Laurita Center e a empresária Janete Araújo, representada pelo Marcio Kammers, da Áspide Armas.

     

    A GCM de Pontal do Paraná conta hoje com um efetivo de 21 Guardas Municipais, e em breve receberão mais 15 colegas oriundos do concurso que está em andamento no município para contratá-los.

     

    No final do mês de maio 20 integrantes da GCM de Pontal do Paraná, participaram do Curso de Operador de Calibre 12, que foi realizado na Academia de Capacitação, Ensino e Formação da Guarda Civil Municipal de Paranaguá. O curso incluiu aulas de legislação, técnicas de desembarque de viatura com a escopeta calibre 12, técnica de transição de armas, tiro com diversas munições, seja letal ou de baixa letalidade. O curso teve duração de quatro dias.

     

    O Prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, disse em seu discurso que a doação destes armamentos são uma vitória para nossa Guarda Municipal. E completou: “Hoje estamos recebendo os certificados do Comandante da Guarda Municipal de Paranaguá e recebendo o armamento calibre 12. Eu quero agradecer a parceria da Prefeitura de Paranaguá, através do Prefeito Marcelo Roque, o comandante Leônidas Martins da Guarda Municipal de Paranaguá, que fez a capacitação dos nossos Guardas Municipais, o empenho da nossa Secretaria de Segurança Any Messina e o comandante Rosário da Guarda Municipal de Pontal do Paraná, que vem trabalhando firme para que nossa corporação se fortaleça. Nós estamos avançando muito na questão da Segurança Pública, estamos com o concurso em andamento, para até o final do ano nós conseguirmos aumentar o efetivo da nossa Guarda e precisamos armar e dar condições para eles combaterem o crime organizado e a criminalidade aqui dentro de Pontal, para isso precisamos de armamento de qualidade, com essa parceria nós conseguimos isso junto ao comércio de Pontal do Paraná. Quero aproveitar e agradecer os empresários Paulo e Alexandre, das Lojas Laurita Center e também a empresária Janete Araújo, representada pelo Marcio Kammers, da Áspide Armas, por estas doações. Elas serão muito úteis, são armas que podem ser utilizada tanto com munições letais como não letais, irão nos ajudar no combate à violência e também nos eventos que a cidade proporciona, dando mais segurança tanto para população como para nossa Guarda Municipal. Parabenizar também todos os Guarda Municipais que fizeram o curso e hoje estão capacitados para poder portar essa arma”.

     

    A Secretaria Municipal de Segurança Pública, Any Messina, também destacou a importância de ter recebido os novos armamentos: “Mais uma data importante para nossa Guarda Municipal, com esse avanço que trazemos aqui para nosso município, pois é isso que esse tipo de arma traz para nossa instituição. Hoje a Guarda Municipal é considerada uma polícia, e esse armamento causa uma sensação maior de segurança, também quero agradecer a Guarda Municipal de Paranaguá por este apoio, todos os nossos GCMs estão aptos a operarem este tipo de armamento e agradeço também aos empresários, que não presentearam somente a GCM, mas sim toda a população Pontalense”.

     

    O comandante Giovane do Rosário, aproveitou a oportunidade e agradeceu a todos os Guardas Municipais presentes e ao Comandante da GCM de Paranaguá pela parceria do treinamento oferecido a nossa Guarda. “Agradeço a parceria e a colaboração dos três empresários, pois cada loja doou sozinha uma espingarda Calibre 12. Temos uma nova mobilização de mais ou menos vinte empresários que estão se unindo para a compra de mais armamentos para a GCM. Essa atitude mostra o reconhecimento do nosso trabalho perante a população Pontalense. Vinte Guardas realizaram o curso de Habilitação em Espingarda Calibre 12 e estão aptos para o uso do novo armamento”.

     

    O comandante da GCM de Paranaguá, Leônidas Marques, agradeceu a Prefeitura de Pontal, ao prefeito Rudão Gimenes, a Secretaria de Segurança Pública, Any Messina e ao comandante Giovane Rosário da GCM de Pontal e comentou: “Eu digo que os esforços que são feito para a segurança do município não são em vão, vocês vão abrir um leque muito grande com um armamento desses para vocês enfrentarem a criminalidade, a Guarda de Pontal ainda tem um efetivo pequeno, que está crescendo e eles precisam de um grosso calibre para combater todo tipo de crime dentro do município, para nós foi uma honra, nosso prefeitura está de portas abertas para vocês, bem como a nossa academia. Nosso secretário de Segurança, o Sargento João Carlos, vem demonstrando esse apoio a todos os Guardas do nosso litoral, não só Pontal, por exemplo: Matinhos será a próxima Guarda a se armar e capacitar todos esses profissionais de segurança, como disse foi uma honra ajudarmos nossa irmã, a GCM de Pontal do Paraná e a todos os seus servidores”.

     Veja Também