• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • INICIADA HOJE NOVA TURMA DE APRENDIZADO DO CURTUME DO COURO DE PEIXE

    Quarta-feira, 06 de julho de 2022

    Última Modificação: 06/07/2022 22:38:12 | Visualizada 98 vezes

    Luiz Michelin Junior - Imprensa


    Ouvir matéria

    Iniciou-se hoje (06/07/22), na sede da Provopar de Pontal do Paraná, mais uma turma da Unespar (Universidade Estadual do Paraná) que irá ensinar as alunas a realizarem o curtume do couro de peixe. O curso tem duração de 3 dias.

     

    O processo de curtimento da pele de peixes é dividido em duas etapas: a primeira etapa é chamada de Processo de Ribeira/Curtimento e têm por função a eliminação de componentes da pele que possam prejudicar a transformação da pele em couro, e também a preparação da estrutura fibrosa para as etapas posteriores. A partir da obtenção do couro, as próximas etapas são referentes ao Recurtimento/Acabamento, onde o couro é submetido a tratamentos que dão o aspecto final a matéria – prima. Ao todo a pele do peixe passa por 10 processos para depois ir para sua etapa final que é a secagem do couro.

     

    A Professora Doutora e Zootecnista Kátia Kalko Schwarz, do Campus de Paranaguá da Unespar é a idealizadora e responsável pelo projeto e explicou como funcionam as novas turmas do curtume do couro de peixe: “O curso do curtume do couro de peixe que nós ofertamos atualmente é gratuito e aberto à comunidade local, que engloba Matinhos, Pontal do Paraná e Paranaguá. Temos alunas destes 3 municípios e até uma aluna de União da Vitória fazendo curso dessa vez.

     

    A ideia é agregar essas pessoas para nossa Associação que estamos criando dos curtidores do couro de peixe de Pontal do Paraná, para que essas pessoas venham agregar, porque estamos com uma demanda muito grande de couro, de artesanatos em couro e não estamos dando conta, por isso precisamos de novas pessoas pra trabalhar conosco, para aumentar o volume do nosso curtume”.

     

    A Dra. Kátia comentou também que uma nova turma será aberta em setembro/22, logo após o feriado existente naquele mês.

     

    Todas as pessoas que tiverem afinidade com artesanato e com este tipo de curtimento, ao final do curso poderão virar artesãos do couro de peixe.

     Galeria de Fotos

     Veja Também