• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • REALIZADA ONTEM À AVALIAÇÃO DOS PRATOS DO FESTIVAL DE GASTRONOMIA CAIÇARA

    Quinta-feira, 21 de julho de 2022

    Última Modificação: 21/07/2022 16:20:19 | Visualizada 142 vezes

    Luiz Michelin Junior - Imprensa


    Ouvir matéria

    Foi realizado ontem (20/07/22) à avaliação dos pratos que fazem parte do concurso de gastronomia do Festival Caiçara de Pontal do Paraná.

     

    Dia 27/07/22 sairá o grande resultado do Festival, onde conheceremos os campeões.

     

    Conheça quais são as categorias que foram julgadas:

     

    - Categoria 1 – Melhor Cambira Tradicional.

    - Categoria 2 – Melhor PF (Prato Feito) Caiçara com Cambira.

    - Categoria 3 - Melhor Petisco Caiçara (releitura da Cambira).

     

    Saiba o que é a Cambira:

     

    O peixe utilizado é a tainha, abundante em nossas águas, que depois de salgada, é seca ao sol durante o dia e recolhida à noite para dentro das casas, onde é defumada, graças ao calor do fogão de lenha.

     

    A receita mistura o sabor do peixe seco e defumado com a banana-da-terra.

     

    A Cambira é um prato típico de Pontal do Paraná, à base de filé de peixe salgado – os portugueses introduziram o sal na região, o que possibilitou a conservação do peixe.

     

    O nome remete a um cipó abundante no litoral, conhecido por sua flor de cor roxa, que era a base de um varal usado para a defumação.

     

    Uma vez seco, o peixe vai para a panela de barro com água e especiarias (tomate, pimentão, coentro, pimenta e bananas), e vira um caldo grosso. É servido com pirão, salada e arroz.

     

    Quem foram os jurados?

     

    Bryan Renan Müller - Oceanógrafo e Mestre em Sistemas Costeiros e Oceânicos pela UPFR, atua na pesca artesanal do sul do Brasil há 8 anos. Para contribuir com o fortalecimento da pesca artesanal do Paraná e promover um consumo mais consciente de pescados, fundou em 2018 a Olha o Peixe e hoje atua como diretor-executivo, levando pescados, informações e sugestões de receitas das espécies locais aos consumidores.

     

    Karla Manfredini, nascida em Curitiba, descendente de imigrantes italianos e portugueses e índios, apreciadora da cozinha mediterrânea e francesa, se encantou na década de 90 com o movimento Estudiosa da Cozinha de Herança e com o conceito Slow Food, se apaixonou pela Cozinha Caiçara. Com 35 anos de profissão levou a culinária Paranaense para diversos eventos em todo o estado. Chef de Cozinha da Presidência da Renault do Brasil, atendeu chefes de estado (Presidente Fernando Henrique Cardoso e Luis Inácio Lula da Silva). Há 13 anos atua na curadoria de cardápio do Bar Quermesse em Curitiba (empreendimento familiar de cardápio regional), é sócia-proprietária do Café Galeria Antonina e do Mangue Cozinha de Herança onde planeja cardápios regionais e opções veganas dos mesmos.

     

    Conceição Vieira Ramos Constante - Proprietária do espaço “Café Caiçara” no Guaraguaçu. Presidente da Associação dos Moradores do Guaraguaçu, Integrante do projeto de Turismo de Base Comunitária “Guaraguaçu Caiçara”, membro da Rede Anfitriões do Litoral. Vencedora das categorias “Cambira Tradicional” e “PF Caiçara” na 1º edição do Festival de Gastronomia Caiçara em 2021.

     

    Bruno Valentim - Graduado em Administração, pós-graduado em Planejamento Estratégico de Negócios, gestor do escritório de Paranaguá da linha de empreendedorismo no território do litoral.

     

    Participaram do evento: o Prefeito Municipal de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, o Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Gilberto Keserle, o Secretário de Esportes, Cultura, Lazer e Juventude, João Carlos Marcon, a Diretora de Turismo Yana Kossemba da Silva, a Turismóloga Luciana Goldschimdt Costa, a Auxiliar Administrativa Izabel Cristina Pereira, a presidenta da Adetur Litoral - Agência de Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná, Fátima Aguiar e a diretora executiva da Adetur, Patricia Assis.

    A coordenação da cozinha ficou a cargo do Cheff Plínio Aguiar.

     

    O Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Gilberto Keserle, comentou sobre o julgamento dos pratos do Festival: “A comissão julgadora se reuniu para cumprir a etapa prevista no regulamento que é avaliação dos pratos participantes do concurso. O que nós observamos nessa etapa foi um verdadeiro festival, pratos maravilhosos, lindamente apresentados, muito bem elaborados, todos os participantes estão de parabéns pelo carinho e dedicação que tiveram na elaboração dos pratos que estão concorrendo. A próxima etapa agora é fazermos a tabulação dessas avaliações e juntamente com o julgamento do cliente oculto poderemos conhecer quem são os vencedores nas categorias participantes no dia 27/07.”

     

    Confira o regulamento e quem são os participantes do Festival neste link:

    https://gastronomiacaicara.com.br

     

     Veja Também