• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • LIDERANÇAS DO LITORAL PARANAENSE PARTICIPAM DAS COMEMORAÇÕES ALUSIVAS AOS 225 ANOS DA EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE ANTONINA-PR

    Domingo, 06 de novembro de 2022

    Última Modificação: 06/11/2022 09:01:46 | Visualizada 70 vezes

    Luiz Michelin Junior - Imprensa


    Ouvir matéria

    Na manhã de hoje (06/11/22) acontecerá um ato cívico alusivo aos 225 anos da emancipação política do município de Antonina-PR, que contará com a presença da Prefeita em Exercício e Secretaria de Assistência Social de Pontal do Paraná, Patricia Millo Marcomini e do Secretário Municipal de Finanças e Orçamento, Vinicius Eppinger.

     

    Antonina é uma das mais antigas cidades do estado do Paraná. Os primeiros vestígios de sua ocupação foram encontrados nos sambaquis da região. Posteriormente índios carijós habitaram o local sendo que os primeiros povoadores datam de 1648 e 1654.

     

    Antonina nasceu das catas e faisqueiras de ouro que em meados do século XVII existiam na região.

     

    Em 1714, foi autorizada a construção de uma capela em homenagem à Virgem do Pilar nesse pequeno povoado e, assim, em 12 de setembro de 1714 ficou considerada a data de fundação de Antonina, sendo conhecida como Capela, seus habitantes foram chamados de “capelistas”.

     

    Em 1797 o povoado tinha 2.300 habitantes, que viviam de mineração, pesca e agricultura de subsistência..

     

    Neste mesmo ano, em 06 de novembro, a freguesia de Nossa Senhora do Pilar da Graciosa foi elevada à categoria de vila, com a denominação de Antonina, em homenagem ao Príncipe da Beira Dom Antônio. Este ato solene foi realizado na presença da nobreza e do povo em geral, que assistiu ao levantamento do pelourinho e da lavratura do ato.

     

    A Prefeita em Exercício e Secretaria de Assistência Social de Pontal do Paraná, Patricia Millo Marcomini, destacou a importância da Antonina para o litoral paranaense: “Antonina é uma das mais importantes cidades do litoral paranaense. As cidades litorâneas são muito unidas, por isso fico feliz em participar das comemorações da emancipação política deles, que inclusive conta muito da história do nosso estado. Aproveito para parabenizar em nome de Pontal do Paraná toda população antoninense por esta data, nossos parabéns”.

     

    #emancipaçãodeantonina

    #prefeituradepontaldoparaná

     

     

     Galeria de Fotos

     Veja Também