• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • CONSELHO CONSULTIVO DAS ILHAS DOS CURRAIS É EMPOSSADO EM PONTAL DO PARANÁ

    Quinta-feira, 08 de dezembro de 2022

    Última Modificação: 08/12/2022 17:03:20 | Visualizada 723 vezes

    Luiz Michelin Junior - Imprensa


    Ouvir matéria

    Ontem (07/12/22) no Centro de Estudos do Mar da UFPR – Universidade Federal do Paraná no balneário Mirassol, houve a 1º Reunião Ordinária do Conselho Consultivo do Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais.

     

    Na ocasião tomaram posse os (as) conselheiros (as), foram dados os primeiros passos do conselho, com a criação do regimento interno, do plano de ação e houveram encaminhamentos para a próxima reunião.

     

    O Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais é uma área protegida e foi criado pela lei federal nº 12.829, de 20 de junho de 2013. Ele é formado por um pequeno arquipélago a 6,2 milhas da costa, em frente à Praia de Leste, no município de Pontal do Paraná.

     

    O Parque é formado por três pequenas ilhas (Grapirá, Três Picos e Filhote) e alguns recifes próximos, abrangendo uma área de 1.359,69 hectares. As ilhas não possuem praia, são constituídas apenas por formações rochosas e pedras. Vivem nestas ilhas mais de 8 mil aves, além de peixes, que se abrigam nos recifes próximos as ilhas.

     

    Porém nunca havia sido estabelecido o Conselho Consultivo e nem o plano de manejo da unidade. A atual gestão da Prefeitura vinha conversando com o NGI (Núcleo de Gestão Integrada) do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Biodiversidade) de Matinhos para que eles promovessem as oficinas que compusessem o grupo de trabalho e consequentemente fossem formadas às instituições que iriam compor o Conselho Consultivo da unidade que era um ato administrativo subsequente por parte do ICMBio, através de uma portaria específica do governo federal, tudo isso para que Pontal do Paraná avance no plano de manejo do Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais.

     

    O Plano de Manejo é que regulará assuntos importantíssimos para às Ilhas dos Currais, tais como: pesca, visitações, pesquisa científica, mergulho no seu entorno, o turismo em geral e o raio de proximidade que precisa ser demarcado.

     

    Os pescadores de Pontal do Paraná (Colônia Z5) e de Matinhos (Colônia Z4) há muito tempo aguardam a criação do Conselho Consultivo, pois é ele que regulará as possibilidades de pesca na Unidade de Conservação.

     

    Estiveram presentes ao evento as seguintes autoridades: o Prefeito Municipal de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes e o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Jackson Cesar Bassfeld.

     

    O Prefeito Municipal de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, em seu discurso agradeceu o empenho do CMBIO para a posse do conselho e comentou: “Agradeço por todo esse trabalho ambiental, de desenvolvimento econômico e social que vocês desenvolveram na nossa região. Desejo sucesso e também reafirmo o compromisso da prefeitura em dar o suporte necessário para que o trabalho aconteça da melhor forma possível e com a velocidade necessária para podermos depois de tantos anos constituir este conselho, criar um plano de manejo e podermos explorarmos de forma adequada estes arquipélagos”, disse o prefeito.

     

    O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Jackson Cesar Bassfeld, comentou sobre a importância da criação do conselho para Pontal do Paraná: “A efetivação do conselho gestor do Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais é um marco para o nosso município, principalmente para comunidade pesqueira, para minimizar os conflitos existentes em relação a pesca artesanal nesta região. Vamos trabalhar forte para que essa unidade possa ser útil em suas mais diversas características, ou seja, na preservação ambiental, no turismo consciente, no mergulho de contemplação, na pesca artesanal responsável dentro dos dispositivos legais e vamos construir um plano de manejo que possa atender todas essas necessidades, pois para nós é fundamental”, disse o secretário.

     

    VEJA COMO FICOU A COMPOSIÇÃO FINAL DO CONSELHO CONSULTIVO DO PARQUE NACIONAL MARINHO DAS ILHAS DOS CURRAIS:

     

    - Prefeitura Municipal de Pontal do Paraná.

    - Prefeitura Municipal de Matinhos.

    - ICMBio (Instituto Chico Mendes de Biodiversidade).

    - APPA (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina).

    - UFPR (Universidade Federal do Paraná) de Pontal do Paraná.

    - IFPR (Instituto Federal do Paraná).

    - Unespar (Universidade Estadual do Paraná).

    - IDR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná) de Matinhos e de Pontal do Paraná.

    - Adetur (Agência de Desenvolvimento de Turismo Sustentável do Litoral do Paraná).

    - Colônias de Pescadores Z5 e Z4 de Pontal do Paraná.

    - Iate Clube de Pontal do Paraná.

    - Iate Clube de Caiobá.

    - Iate Clube de Guaratuba.

    - Iate Clube de Paranaguá.

    - Associação Mar Brasil.

    - Escola de Mergulho Scubasul.

    - Escola de Mergulho Aquanautas.

     

    #conselhoilhadoscurrais

    #secretariademeioambiente

    #prefeituradepontaldoparaná

     Veja Também