• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • PROGRAMA PRAIA REALIZA ALMOÇO DE FIM DE ANO E COMEMORA CONQUISTAS DE 2022

    Segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

    Última Modificação: 19/12/2022 18:32:15 | Visualizada 106 vezes

    Luiz Michelin Junior - Imprensa


    Ouvir matéria

    O P.R.A.I.A - Programa de Abordagem e Inclusão Assistencial, da Secretaria de Assistência Social de Pontal do Paraná, consiste num processo de aproximação, escuta e construção de vínculo com pessoas em situação de risco pessoal e social, para atender, acompanhar e mediar acesso à rede de proteção social. Busca a recuperação da autoestima, da segurança alimentar e dos direitos do cidadão, com a inclusão de pessoas em situação de rua e coletores de materiais recicláveis nos serviços socioassistenciais, através de ações práticas ofertadas pelas secretarias e na inserção produtiva no mercado de trabalho.

     

    A inclusão destas pessoas é realizada através de abordagem social realizada nas ruas, busca ativa e encaminhamentos. Aos participantes do programa são oferecidas oportunidades de participação em cursos, oficinas e de atendimento prioritários nos serviços públicos, além de receberem uma bolsa auxílio como subsídios das atividades laborais, que visa proporcionar a segurança alimentar e garantir a dignidade dos inscritos. Atualmente o Programa conta com 15 participantes.

     

    Osli Lara, diretor geral do Programa, explica que O PRAIA tem como parceiros as secretarias municipais e entidades assistenciais cadastradas no Conselho Municipal de Assistência Social. O setor privado pode contribuir disponibilizando vagas para a inclusão no mercado de trabalho.

     

    A Coordenadora Administrativa Leila Rocha e a Assistente Social Eliete Verner, ambas do PRAIA, ressaltaram que o objetivo principal é encaminhar os colaboradores ao mercado de trabalho sendo que isso se dá nos 6 meses que eles se encontram no programa, respeitando sempre a individualidade de cada um. É dado atendimento individual e coletivo onde é feito um plano de trabalho para conhece-los e através deles é descoberto em qual ramo de trabalho gostariam de atuar. Neste período é feito um resgate da sua autoestima.

     

    A Vice-Prefeita e Secretária de Assistência Social, Patricia Millo Marcomini, comentou sobre o projeto: “O PRAIA traz esperança para as pessoas, dando uma nova oportunidade de vida, reinserindo na sociedade e no mercado de trabalho. Alguns já deixaram do alcoolismo e da dependência química, conseguindo um emprego, voltando para a família e mudando completamente a sua vida”.

     

    Juliane Fernandes, de 35 anos, tem um filho de 3 anos, estava desempregada, quase em situação de rua quando conheceu o PRAIA: “Conheci o Programa através de uma vizinha, fui atendida pela Assistente Social, recebi apoio psicológico e passei a fazer parte do PRAIA, consegui alugar uma casa, minha vida mudou completamente e hoje (19/12/22) consegui um emprego registrado em carteira, para fazer varrição. Estou muito feliz e agradeço todo o pessoal do Projeto pela oportunidade e por ter mudado a minha vida”.

     

    Hoje (19/12/22) o PRAIA realizou um almoço de fim de ano com a presença da Vice-Prefeita e Secretária de Assistência Social, Patricia Millo Marcomini. O psicanalista Carlos Colect, fez uma reflexão com os participantes do Programa e tocou algumas músicas ao violão para incentivá-los e comemorar o Natal e a proximidade de um novo ano.

     

    Na ocasião alguns participantes receberam certificado de conclusão de cursos que realizaram. Todos os participantes do Programa receberam uma cesta básica e alguns presentes que foram arrecadados.

     

    Na parte da tarde uma ótima notícia: o Programa recebeu através da Agência do Trabalhador da Prefeitura de Pontal do Paraná uma empresa que realiza a limpeza das ruas e praças do nosso município, ela realizou entrevistas de trabalho e além da Juliane Fernandes, mais 3 pessoas foram contratadas para trabalhar nesta área.

     

    #PRAIA

    #secretariadeassistênciasocial

    #prefeituradepontaldoparaná

     Galeria de Fotos

     Veja Também