• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • REALIZADA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DEFINIR O FUTURO DO TRANSPORTE COLETIVO DE PONTAL DO PARANÁ

    Sábado, 01 de abril de 2023

    Última Modificação: 01/04/2023 13:18:00 | Visualizada 180 vezes

    Luiz Michelin Junior - Imprensa


    Ouvir matéria


    A Prefeitura de Pontal do Paraná através da Secretaria de Projetos e Planejamento Urbano, criou o Plano Municipal de Transporte Coletivo, uma reivindicação antiga da população pontalense.

    Na noite da última quinta-feira (30/03) ocorreu a Audiência Pública, onde o Secretário de Projetos e Planejamento Urbano, Heitor Gonçalves Kayamori e os Engenheiros Gustavo Taniguchi, Alceu Dal Bosco Junior da Urbetec – Engenharia, Planejamento e Consultoria (empresa contratada para realizar este trabalho), apresentaram os resultados do Plano de Transporte Coletivo.

    A Urbetec levantou os itinerários, horários, frotas, tarifas e fluxo de caixa, fazendo uma avaliação minuciosa do sistema atual e elaborando uma nova proposta para a rede municipal de transporte coletivo, criando a minuta de um novo edital de licitação para esta área.

    O processo foi muito complexo, foram realizadas pesquisas dentro dos ônibus com os usuários, ouvindo a população, que é quem realmente utiliza esse tipo de transporte, levantando todas as deficiências, para posteriormente serem corrigidas na nova licitação.

    O levantamento avaliou vários pontos, tais como: a quantidade de usuários presentes ao longo de uma linha, bem como a movimentação (embarques e desembarques) nos pontos de parada. E assim, foi feita uma medição por pesquisadores embarcados nos veículos, que realizaram a contagem de passageiros e registraram as posições com GPS. As pesquisas foram realizadas nos dias 08 e 09/11/22, abrangendo o itinerário completo, com a realização de 15 viagens.

    O resultado foi uma análise completa de alternativas, gerando dados estatísticos e levantando os locais com maior fluxo e em quais horários eles ocorrem. Além disso, foi realizada uma verificação da necessidade de implantação de novas linhas, rotas, a elaboração de uma planilha de cálculo do valor da tarifa e a organização de projetos que irão em anexo ao edital da próxima licitação.

    Entre as autoridades presentes estavam: o Prefeito de Pontal do Paraná Rudão Gimenes, o Secretário de Projetos e Planejamento Urbano, Heitor Gonçalves Kayamori, os vereadores de Pontal do Paraná: Ezequiel Tavares, Juvanete Pereira, Cirineu Marca e Deigaelte de Jesus Oliveira.

    O Secretário de Projetos e Planejamento Urbano, Heitor Gonçalves Kayamori, responsável por gerenciar este levantamento teceu comentários importantes sobre os resultados e as perspectivas de mudança: “A gestão tem o foco no planejamento, fizemos o plano de mobilidade e agora estamos realizando o plano de transportes coletivo.

    Para implantar um sistema de transporte que atenda a geografia do município, estamos propondo linhas diferenciadas, proporcionando agilidade, conforto e segurança aos usuários”, disse o secretário.

    #planodetransportecoletivo
    #secretariadeprojetoseplanejamentourbano
    #prefeituradepontaldoparaná

     Galeria de Fotos

     Veja Também