• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • Capacitação de xadrez traz palestrantes renomados a Pontal do Paraná

    Terça-feira, 05 de outubro de 2021

    Visualizada 225 vezes


    Na manhã desta segunda-feira (4), dando continuidade à capacitação para os professores de Educação Física do município. Além da presença do Professor César Alberto Souza, Superintendente do FEXPAR, Federação de Xadrez do Paraná. A capacitação contou com a presença de grandes profissionais do xadrez.

     Estas capacitações ocorrerão até o mês de dezembro para deixar aptos 20 professores e reiniciarão em 2022 com nova turma. De acordo com a Secretária Municipal de Educação Adriana Ferreira, essas capacitações servirão de grande valia porque no próximo ano a rede municipal de educação estará inserindo na grade curricular o xadrez.  

    Augusto Tirado, Mestre Em Ciências, Tecnologia e Sociedade e Doutorando em Ciências e Tecnologia foi um dos convidados a palestrar na capacitação.” Bem significativo porque o trabalho com os professores é gratificante com o resultado depois com os alunos interessante porque depois passamos a ver os resultados lá na frente. Falamos sobre o processo de ensino para as crianças, processo psicopedagogo, como ministrar as aulas, o que se tem disponível para avançar nestes conhecimentos”. Explicou Tirado.

     O Grande Mestre de Xadrez, com diversos títulos e medalhas internacionais. Um dos maiores vencedores de xadrez do Brasil, Jaime Sunye Neto também participou desta capacitação para os professores de educação física. “A ideia é compartilhar as experiências com os projetos de xadrez do Paraná, coordenei os projetos aqui no Estado por cerca de 30 anos e muitos projetos municipais. Vim compartilhar um pouco. Defender o xadrez em sala de aula como instrumento pedagógico e cognitivo dos alunos e uma série de caraterísticas cognitivas que o xadrez ajuda de uma maneira criativa”. Definiu Sunye.

     

    Novidades para a rede municipal 2022

    A Secretária Municipal de Educação falou sobre as novidades para a rede municipal. Dentre elas a inserção do xadrez em 2022. Sendo que Pontal do Paraná vai sair na frente de muitos municípios, visto que há uma discussão hoje no Senado sobre a inserção do xadrez como obrigatório nas escolas.  A importância do xadrez precisa ser vista para além do jogo, os aspectos dos processos psicopedagógicos precisam ser de grande relevância e trazer pessoas de renome faz mostrar até onde o xadrez pode levar nossos alunos”. Relatou Adriana.

    Em 2022 o xadrez já fará parte na rede municipal de Pontal do Paraná. Vamos sair na frente de muito municípios e traremos isso para nossas crianças em 2022. E essa primeira etapa do curso é para 20 professores que atuarão em salas de aulas e as demais, que farão a capacitação no início de 2022 serão incluídas a disciplina de xadrez em demais disciplinas como a matemática. Estamos também prevendo um grande evento de xadrez no município”. Finalizou a Secretária.

     

    Rafaela Takiguchi

     

    Fotos: Cesar Ramires