• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • Municípios do litoral fazem capacitação ofertados pela AMLIPA em Pontal do Paraná

    Quarta-feira, 20 de outubro de 2021

    Visualizada 209 vezes


    Na tarde desta quarta-feira (20), representantes dos sete municípios do litoral que fazem parte da AMLIPA- Associação dos Municípios do Litoral estiveram no Centro de Capacitação em Praia de Leste participando da apresentação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Digital.

     

    O prefeito Rudão Gimenes esteve na capacitação falando da importância do tema para cada município. “Prazer receber os representantes de cada município do nosso litoral. Este Instituto nos procurou através das reuniões da AMLIPA e todos vocês que trabalham com esta área sabem que é um assunto de extrema importância e precisamos dar uma atenção a esta questão de resíduos sólidos”. Declarou Gimenes.

     

    O PGRS Digital Módulo de Gestão Pública está sendo disponibilizado gratuitamente aos municípios do litoral, assim como treinamento e suporte. Com este treinamento, os municípios poderão se adequar à Lei 12.305/2010 da Política Nacional de Resíduos Sólidos, no que se refere à cobrança da apresentação dos Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS das empresas geradoras de resíduos ajudará a cadastrar, identificar e ainda, permitirá aos municípios a se adequarem à Lei 14.026/2020 Novo Marco Legal do Saneamento Básico, ajudando na comprovação da sua sustentabilidade econômico-financeira nos serviços de coleta de resíduos sólidos urbanos, separando os resíduos domiciliares dos resíduos gerados pelas empresas, com isso, poderão criar tarifa pública de limpeza urbana com modicidade.

     

    Cada município, Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba, Morretes, Antonina, Guaraqueçaba, e Paranaguá participaram com dois participantes cada.

     

    Rafaela Takiguchi

     

    Fotos: Amanda Gouveia