• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • LIBERADO O EDITAL PARA CONSTRUÇÃO DO NOVO FÓRUM QUE BENEFICIARÁ PONTAL DO PR

    Sexta-feira, 06 de maio de 2022

    Visualizada 135 vezes

    Texto: Luiz Michelin Junior - Fotos: Cesar Albacete Ramires


    Foi liberado no último dia 04/05/22 o edital de concorrência para construção do novo Fórum de Pontal do Paraná, um sonho acalentado há muitos anos pelo município.
     

    Atualmente o fórum funciona em um espaço no balneário Ipanema cedido para a prefeitura e aguarda a sua nova sede.


    O edital de licitação já foi lançado e já tem hora e data para ser aberta, dia 07/06/2022 – 14h, onde conheceremos a empresa que realizará o serviço de construção.


    A obra terá o custo de quase 11,5 milhões de Reais, serão 1.884,37 m² de área construída, em um terreno de 6.232 m² com prazo de execução 12 meses (confira a maquete em 3D logo abaixo de como ficará o prédio quando construído).


    Segundo o prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, esta obra representa um marco histórico ao município: “Para nós é um sonho que se torna realidade, uma obra que o município necessita e aguarda há muito tempo. Meu pai teve o prazer de fazer a inauguração da comarca, foi a última inauguração que ele fez na gestão dele. Naquele momento tínhamos a Casa da Cultura, que era o antigo Clube de Ipanema, onde é o Fórum atualmente e o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná disse a meu pai na época: “Eu tenho a possibilidade de transformar Pontal do Paraná em uma comarca (naquela época respondíamos para Matinhos as questões judiciais), mas não tenho verba para construir o Fórum neste momento. Se o município conseguir o local nós fazemos de Pontal uma comarca. Então resolveram sacrificar a Casa da Cultura em prol do Fórum, sendo feita a sessão daquele espaço para o Tribunal de Justiça.


    O combinado foi que em 5 anos fosse construído o fórum. Isso foi em 2012, os 5 anos se passaram, o fórum não foi construído. O Tribunal de Justiça não paga nenhum aluguel para nós, não cobramos deles. Essa luta pelo fórum já vem acontecendo faz alguns anos, em 2020 quando eu ainda era candidato fomos procurar o Tribunal de Justiça para ver como estava a situação, se o projeto estava em andamento. Vencida a eleição fomos ver o que podíamos fazer para viabilizar a construção do novo Fórum e fiz um trabalho no ano passado cobrando o presidente do TJ, para que fosse feito no aniversário da cidade e que ele viesse assinar o edital de construção. Mas não conseguimos naquele momento, precisava de uma licença ambiental para terraplanagem do local.


    Esse ano fui conversar com o presidente do IAT (Insituto Água e Terra) que hoje é secretário da SEDEST (Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo) para poder liberar a obra, fui até a regional do IAT e conseguimos  que os técnicos viessem aqui. O medo era que o TJ destinasse nosso recurso do fórum para outra obra, ou, na troca de presidentes do TJ no final desse ano não tivesse mais esse orçamento, pois às vezes os planos mudam na gestão pública.


    Nós cobramos para que pudesse sair à licença. A topografia do terreno acabamos fazendo pela prefeitura, para dar agilidade e não precisar esperar que o TJ contratasse alguém, pois queríamos que a obra saísse o quanto antes. A limpeza também foi a prefeitura que fez. E a licença finalmente saiu, o edital foi publicado em 04/05/22.


    O fórum será ao lado da prefeitura, ao lado da Policlínica e ao lado do Pronto Atendimento 24 horas, o qual nós já conseguimos recurso junto ao governo do estado para ser construído.


    Praia de Leste se consolida como um centro administrativo da cidade, tendo o fórum na região. Nós vamos ter um fórum adequado e a ideia é podermos trabalhar também com uma outra demanda que é elevar a nossa comarca para ter 2 juízes e mais servidores para termos uma justiça mais veloz. Um ganho enorme para a cidade, estou muito feliz por tudo isso estar acontecendo e ser o prefeito que vai inaugurar o novo Fórum no ano de 2023.


    A Casa da Cultura volta ao seu lugar original e vai ser mais um lugar de eventos para nossa cidade, com uma proposta mais cultural. Para quem não lembra, já tínhamos naquele local um antigo clube, com palco e camarotes que eram no piso superior. Vamos reestruturar aquele local para ser um lugar de eventos. Um local muito bacana, pois estamos construindo agora a pracinha de Ipanema. Já está com a licitação feita, ordem de serviço, e em 15 dias a empresa começa a construir a escolinha de surfe lá, onde tem aquelas três salas no canto da praça. Já temos as quadras esportivas e queremos transformar aquele espaço para que seja junto com a Casa da Cultura um espaço de lazer para a população. Ipanema vai ganhar um espaço bem bacana para que todos aproveitem, desde crianças até os mais idosos.