• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • PROJETO PRAIA, INSERÇÃO PARA QUEM MAIS PRECISA

    Terça-feira, 10 de maio de 2022

    Visualizada 199 vezes

    Luiz Michelin Junior - Imprensa


    O PRAIA (Programa de Abordagem e Inclusão Assistencial), da Secretaria de Assistência Social de Pontal do Paraná, consiste num processo de aproximação, escuta e construção de vínculo com pessoas em situação de risco pessoal e social, para atender, acompanhar e mediar acesso à rede de proteção social. Busca a recuperação da autoestima, da segurança alimentar e dos direitos do cidadão, com a inclusão de pessoas em situação de rua e coletores de materiais recicláveis nos serviços socioassistenciais, através de ações práticas ofertadas pelas secretarias e na inserção produtiva no mercado de trabalho.

     

    A inclusão destas pessoas é realizada através de abordagem social realizada nas ruas, busca ativa e encaminhamentos. Aos participantes do programa são oferecidas oportunidades de participação em cursos, oficinas e de atendimento prioritários nos serviços públicos, além de receberem uma bolsa auxílio como subsídios das atividades laborais, que visa proporcionar a segurança alimentar e garantir a dignidade dos inscritos. Atualmente o Programa conta com 31 participantes.

     

    O PRAIA tem com parceiros as secretarias municipais e entidades assistenciais cadastradas no Conselho Municipal de Assistência Social e o setor privado pode contribuir disponibilizando vagas para a inclusão no mercado de trabalho.

     

    A Assistente Social Zilma Ribeiro de Souza, descreve: “As equipes de abordagem e dos órgão de proteção social encaminham possíveis inscritos. É realizada uma avaliação e construímos um plano para essa pessoa, que inicialmente tem em média 6 meses. O participante é inserido em atividades laborais, oficinas e participam de ações comunitárias e eventos de ação social, como a Campanha de Combate à Dengue e o Paraná em Ação, por exemplo”.

     

    Um dos beneficiários do projeto nos contou sobre sua experiência: “Essa é uma grande ajuda para nós moradores de rua. Temos aqui, uma oportunidade. Quero agradecer o nosso prefeito por ter nos dado essa força”, disse ele.

     

    O Secretário de Assistência Social William Pereira, relata: “Trata-se de um programa inovador. Estamos aperfeiçoando e ampliando nossa capacidade de atendimento. Hoje já dispomos de um espaço de referência para o atender, desenvolver algumas atividades e estamos reforçando nosso quadro de funcionários e oficineiros. De um modo geral, mesmo recente, o programa apresenta efeitos satisfatórios. Tenho certeza que nossos esforços em busca da promoção social trarão muitos resultados positivos.