• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • 1 de junho - Dia da Imprensa, primamos pela verdade, a ética e a informação de boa qualidade!

    Quarta-feira, 01 de junho de 2022

    Visualizada 100 vezes

    Luiz Michelin Junior - Imprensa


    1 de junho – Dia da Imprensa, primamos pela verdade, a ética e a informação de boa qualidade!

    O "
    Dia da Imprensa" no Brasil é comemorado em 1º de junho, data que iniciou a circulação do jornal Correio Brasiliense, fundado por Hipólito José da Costa. No entanto, até 1999, o Dia da Imprensa era comemorado em 10 de setembro, pois em 1808 neste mesmo dia, ocorreu a primeira circulação do jornal Gazeta do Rio de Janeiro.

    A imprensa é primordial na sociedade, por ela são transmitidas as informações e as principais notícias do mundo. Os meios de comunicação como internet, televisão, rádio, jornais e revistas são exemplos de representação. Esses meios devem ser pautados pela verdade, a ética, a isenção e fatos bem respaldados. A liberdade de imprensa precisa existir em qualquer lugar.

    A internet trouxe a esperança de novas perspectivas. O cidadão passou a ter uma ferramenta de extrema importância e intervenção no discurso. Os usos dessa tecnologia, entretanto, tem demonstrado outras facetas, principalmente como disseminadora de informações não confirmadas. Sob o argumento de liberdade de expressão, muitos grupos têm disseminado ódio, intolerância de todo tipo e Fake News (notícias falsas).

    A imprensa séria não pode descansar um minuto em seu papel ético, mantendo a democracia, informando a verdade. Sem ética e profissionalismo nenhum direito humano se mantém em pé.


    A Prefeitura Municipal de Pontal do Paraná, através do seu setor de Imprensa, parabeniza a todos nossos colegas jornalistas por esta data tão significativa!