• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • INAUGURADO HOJE (25/08) O NOVO "AME" DE PONTAL DO PARANÁ

    Quinta-feira, 25 de agosto de 2022

    Visualizada 177 vezes

    Luiz Michelin Junior - Imprensa


    Foi inaugurado hoje (25/08) o novo AME – Ambulatório Municipal de Especialidades, localizado no balneário Shangri-lá.

     

    A implantação do AME para as crianças compõe a “Linha de Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência”, tendo como objetivo promover o cuidado integral às crianças com deficiência física, auditiva, intelectual, visual, ostomizadas, com múltiplas deficiências, temporárias ou permanentes, progressivas ou estáveis, intermitentes ou contínuas.

     

    Ele é fruto de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde e Educação de Pontal do Paraná.

     

    O objetivo principal é identificar precocemente deficiências, em especial o autismo, por meio de atendimentos multiprofissionais, tais como: pediatria, psicologia, psicopedagogia, fisioterapia, terapia ocupacional e enfermagem.

     

    COMO AME IRÁ FUNCIONAR?

     

    O atendimento será realizado por uma equipe multidisciplinar composta por: médico pediatra, psicopedagogo, psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional. E quando necessário serão realizados encaminhamentos para outros locais de atendimento.

     

    Estiveram na inauguração as seguintes autoridades: o Prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, a Vice-Prefeita de Pontal do Paraná, Patricia Millo Marcomini, a Secretaria Municipal de Saúde, Carmen Moura, o vereador de Pontal do Paraná Paulo Roberto Parada.

     

    A Secretaria de Saúde de Pontal do Paraná, Carmen Moura, ressaltou a importância dessa nova unidade de saúde em nosso município: “A implantação desse serviço é de extrema importância para qualificar o atendimento integral às crianças do município. Nossa preocupação com eles é constante, por isso estamos trazendo o que há de melhor em atendimento para ampará-los. Fazemos o possível para sempre melhorar os serviços de Saúde para os Pontalenses”.

     

    O Prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, inaugurou a nova unidade de saúde e discursou sobre a necessidade que Pontal do Paraná tinha de ter um espaço como este: “Uma alegria para nós estarmos inaugurando este espaço hoje, é um sonho que eu e a Patrícia (vice-prefeita) construímos desde nossa caminhada de campanha.

     

    Havia muita cobrança dos pais, pela necessidade de um espaço adequado para atender nossas crianças e logo que começamos a gestão nos deparamos com a pandemia, um desafio que tirou o foco desse atendimento especializado na questão dos autistas e outras síndromes e deficiências. Naquele momento estávamos focando nesta área e inauguramos o Laboratório de Saúde Mental, pela quantidade de pessoas que víamos que estavam sofrendo com a pandemia.

     

    Agora chegou a hora de olharmos para as crianças, cobramos a nossa equipe para que pudéssemos estruturar e resolver o fluxo desse tipo de atendimento, fazendo essa conciliação da Saúde e da Educação, quero agradecer toda equipe das duas secretarias que trabalharam em conjunto para que essa inauguração fosse possível.

     

    Foi um momento difícil para nós conseguirmos todas as especialidades para a equipe multidisciplinar que é necessária. Começamos aos poucos e fomos avançando, conseguindo recursos e apoio.

     

    Hoje temos uma terapeuta ocupacional que ingressou no nosso quadro e está credenciada para atender os pais neste local, ela poderá fazer uma triagem e avaliar como vai ser o atendimento, se individual ou em grupo e interagir com essa equipe multidisciplinar para Pontal avançar. Muitas vezes a criança tem um diagnóstico na escola e agora estamos com essa porta aberta para atender vocês.

     

    Demorou, mas graças a Deus saiu. Para nós é uma vitória enorme, um caminho, temos muito a avançar nesta área, mas nossa gestão está com um olhar especial no AME. Obrigado a todos os servidores e profissionais que irão trabalhar neste espaço e a regional de Saúde. Que Deus abençoe a todos nós”, disse o prefeito.