• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • ALUNOS DE PROJETO QUE VIROU LEI VISITARAM A PREFEITURA

    Sexta-feira, 07 de outubro de 2022

    Visualizada 119 vezes

    Luiz Michelin Junior - Imprensa


    O Projeto “Conhecendo Pontal Sob o Olhar Caiçara” é coordenado pelos professores Carla Gouveia e Flávio Luis Alfanio Verner, ambos da SMED – Secretaria Municipal de Educação e tem um viés histórico, cultural e de cidadania. O projeto leva crianças do ensino fundamental para terem contato com as raízes caiçaras de nosso município e também para visitarem os 3 poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário), sendo importantíssimo para a formação das crianças, abordando diversos campos do conhecimento: história, ciências, geografia, artes, língua portuguesa e ensinando cidadania e justiça.

     

    O Projeto tem como objetivo proporcionar aos estudantes, distintos conhecimentos interdisciplinares, trabalhando a pluralidade de diversos temas visando à formação plena, onde se tornam capazes de utilizar as habilidades aprendidas.

     

    A professora Carla Gouveia (idealizadora do projeto), ressaltou a importância dele: “Nele, os alunos têm contato com o MAE - Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR – Universidade Federal do Paraná, que tem uma parte da nossa história, aprendem como é importante a preservação dos Sambaquis, a importância da Ilha dos Currais que hoje é um parque Nacional, além de visitarem os três poderes objetivando apresentar as crianças como ocorre a gestão no município, tanto no executivo, como no legislativo, trazendo cidadania para elas. Fico muito feliz com o apoio do nosso prefeito, pois o projeto existe desde 2011 e somente nessa gestão ele virou lei. Nosso município é novo e torna-se necessário que as próximas gerações aprendam sobre ele, um legado que deixarei para sempre em Pontal”.

     

    Ontem (06/10/22) o Prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, recebeu em seu gabinete as crianças do 5º ano A e B da Escola Municipal Profª Anita Miró Vernalha, que vieram através do Projeto: “Este Projeto é de suma importância para o nosso município, pois traz a luz do conhecimento sobre nossas raízes caiçaras, além de mostrar as crianças o dia a dia dos 3 poderes, a história de nossas origens e nossas matrizes culturais, sociais e políticas”.

     

    PROJETO CAIÇARA QUE VIROU LEI

     

    Uma ótima notícia para nosso município: o Projeto “Conhecendo Pontal Sob o Olhar Caiçara” virou o Projeto de Lei 89/2022, de autoria da Vereadora de Pontal do Paraná, Rosiane Borges (Nega). No último dia 27/09/22 ele foi colocado em votação na Câmara Municipal e aprovado por unanimidade de todos os vereadores. E agora foi encaminhado para ser sancionado pelo prefeito.

     

    A presidente da Câmara, vereadora Rosiane Borges (Nega), elogiou o projeto e disse que falar sobre democracia para crianças é semear um futuro com pessoas melhores em nossa sociedade.

     

    "É um projeto muito bonito que merece esse destaque, inserindo as crianças no contexto político social. Durante as visitas foi inserido um pequeno conteúdo sobre o exercício da cidadania e um momento para falar sobre a importância da divisão dos três poderes.

     

    A partir de agora, todos os anos as crianças poderão se conscientizar na escolha dos seus representantes por meio do voto, mostrar como é o funcionamento da Câmara Municipal, como é realizado o trabalho do Vereador, sendo uma lei, será executado todos os anos”, completou a vereadora Nega.