• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • COMPOSTAGEM DE MATERIAIS ORGÂNICOS É UMA REALIDADE EM PONTAL DO PR

    Terça-feira, 24 de janeiro de 2023

    Visualizada 211 vezes

    Luiz Michelin Junior - Imprensa


    COMPOSTAGEM DE MATERIAIS ORGÂNICOS É UMA REALIDADE EM PONTAL DO PR

     

    A compostagem é a reciclagem dos resíduos orgânicos, através de um processo biológico que acelera a decomposição, permitindo a transformação em adubo, recuperando nutrientes dos que seriam descartados junto ao lixo comum e os levando de volta – enquanto adubo – para o solo, enriquecendo hortas e jardins.

     

    Assim, a compostagem é uma aliada pra redução do volume de lixo produzido diariamente por nós, destinando corretamente um resíduo que se acumularia nos lixões e aterros sanitários, evitando o mau cheiro, a infestação de insetos, e a liberação de gás metano (produzido durante a decomposição de restos orgânicos e que causa o efeito estufa) e de chorume (líquido que contamina o solo e os lençóis freáticos).

     

    Em Pontal do Paraná há três tipos de compostagens e elas são uma realidade diária no município. Ontem (23/01/23) você conheceu a compostagem da fibra do coco. Hoje você verá a segunda parte de uma reportagem especial separada em 3 edições. Portanto amanhã (25/01/23) você verá a terceira e última parte delas. Não perca!

     

    Conheça a equipe de Compostagem de Pontal do Paraná:

     

    - Juliana Miranda, coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Educação e coordenadora do projeto de Compostagem.

     

    - Amarildo Gonçalves e Janaína Benatto, são os coordenadores da compostagem em campo, a função deles é recolher os resíduos orgânicos nas escolas, realizar a compostagem, dar manutenção e o suporte na montagem das hortas escolares.

     

    - Darci Soares, é o responsável da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca pelo espaço em Pontal do Sul onde é feita a compostagem. Ele utiliza a terra adubada com o material compostado para criação de hortas em larga escala e as hortaliças colhidas são distribuídas para as escolas do município.

     

    MATERIAL ORGÂNICO RECOLHIDO NAS ESCOLAS

     

    Nas escolas municipais de Pontal do Paraná são separados os resíduos orgânicos que sobram das merendas escolares. Há treinamento para as cozinheiras e para os alunos.

     

    Após separado, o material é recolhido duas vezes por semana e levado para a sede da Compostagem que fica localizada no balneário Pontal do Sul. Lá ele recebe o tratamento biológico adequado para se decompor virando adubo, o qual é usado em hortas que vão gerar alimento às escolas, consequentemente as sobras vão para a compostagem fechando o ciclo.

     

    Juliana Miranda, coordenadora do projeto relatou que no ano passado (2022) foram recolhidas 16 toneladas de material orgânico nas escolas.

     

    Janaína Benatto e Amarildo Gonçalves, são responsáveis pelo projeto e contam sobre o trabalho: “Nossa função é recolher os resíduos orgânicos nas escolas, realizar a compostagem, a manutenção dela e dar suporte na montagem das hortas escolares. Também realizamos aulas de Meio Ambiente sobre a compostagem, plantio e manejo dos canteiros e hortas”, disseram Janaína e Amarildo.

     

    Em Pontal do Sul, a sede da Compostagem, o responsável da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Darci Soares utiliza a terra adubada com o material compostado para criação de hortas. As hortaliças colhidas são distribuídas para as escolas do município.

     

    Já nas escolas, as crianças recebem a terra adubada com a compostagem, criando hortas que irão alimentar a todos. O trabalho desperta a curiosidade dos pequenos e acaba virando uma atividade prazerosa. Junto a isso os professores ensinam a conscientização ambiental.

     

    Os resíduos gerados pelo equipamento “pica-galho” utilizado pela Prefeitura de Pontal do Paraná também são encaminhados para a sede da compostagem e enriquecem a reciclagem dos orgânicos e o adubo das terras.

     

    #compostagempontaldopr

    #secretariadomeioambiente

    #secretariadeeducação

    #prefeituradepontaldoparaná