• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • EXECUTIVO, LEGISLATIVO E FORÇAS POLICIAIS SE REÚNEM PARA DISCUTIR A SEGURANÇA NAS ESCOLAS DE PONTAL DO PARANÁ

    Terça-feira, 11 de abril de 2023

    Visualizada 311 vezes

    Luiz Michelin Junior - Imprensa


    Na tarde de hoje (11), autoridades municipais dos poderes Executivo e Legislativo reuniram-se com as forças policiais de Pontal do Paraná para discutir sobre a segurança no sistema de educação do nosso município.

     

    Estavam presentes: o Prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, a Vice-Prefeita, Patricia Millo Marcomini, a Secretária Municipal de Educação, Renata Marinho, a Secretária Municipal de Segurança Pública, Any Messina, o Secretário Municipal de Administração, George Lima, os vereadores de Pontal do Paraná: Sinedir da Rosa Cardozo (Sene), Ezequiel Tavares, Elinete Guimarães Rocha, José Juvanete Pereira, Marcelo Santos da Silva (Marcelo da Saúde), o Delegado Titular da Polícia Civil de Pontal do Paraná, Thiago França Nunes, o Sargento da PMPR – Polícia Militar do Paraná. Eleanderson R. Oliveira (representando o comando da PMPR de Pontal do Paraná), a Cabo da PMPR Juliana de Lima Branco Trindade, representante da Patrulha Escolar, o Comandante da Guarda Municipal de Pontal do Paraná, Giovane do Rosário, o Presidente do Conseg – Conselho de Segurança de Pontal do Paraná, João Carlos Lima e o Presidente do Conselho Tutelar de Pontal do Paraná, David Tissot Dias.

     

    Diretores e professores de vários CMEIs – Centros Municipais de Educação Infantil, escolas municipais, colégios estaduais e colégios privados de Pontal do Paraná estiveram presentes e debateram com as autoridades sobre as melhorias possíveis na segurança das instituições de ensino do município.

     

    O Prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, trouxe algumas soluções relativas à segurança nas escolas e mediou as perguntas dos diretores e professores com as autoridades presentes: “Uma das soluções imediatas que teremos é a instalação de um botão de pânico nas escolas, que virá acompanhado de um treinamento para os diretores, professores e funcionários das instituições de ensino de como proceder em uma possível situação real de perigo. Serão feitas palestras de conscientização nas instituições de ensino, atingindo inclusive as famílias dos alunos”, disse o prefeito.

     

    A Secretária Municipal de Segurança Pública, Any Messina, destacou que a Guarda Municipal possui agora um celular exclusivo para atender demandas do setor de educação e que o Whatsapp dele está à disposição das instituições de ensino e da população, pelo número: (41) 93500 81 10. Quando o Guarda Municipal da base receber as informações imediatamente elas serão repassadas para as viaturas que estejam no patrulhamento.

     

    A Vice-Prefeita Patricia Millo Marcomini agradeceu a todos que estavam reunidos em prol dos seus filhos ou alunos. Ela disse que programas de saúde mental precisam ser implantados também entre os alunos e que assuntos como “Fake News e redes sociais” devem ser amplamente discutidos dentro das escolas e reforçados principalmente para os pais dos alunos.

     

    A Secretária Municipal de Educação, Renata Marinho, disse que o canal já existente da Central de Vagas da Secretaria de Educação também está disponível para avaliar este tipo de situação e repassar as informações aos órgãos competentes. E que a Secretaria de Educação está levantando como estão as entradas, portões e acessos de todas as escolas e CMEIs do município.

     

    O Delegado Thiago França Nunes, disse que a Polícia Civil está imbuída no papel de inteligência e investigação nas redes sociais de qualquer tipo de ameaça ou informações que possam causar pânico na população e nas escolas. O delegado destacou também que serão feitas palestras nas escolas com intuito de aproximar ainda mais a Polícia Civil dos funcionários, alunos e suas famílias.

     

    O vereador Sene, presidente da Câmara Municipal de Pontal do Paraná, disse estar preocupado com a situação e colocou, em nome de todos os outros vereadores, a Câmara Municipal à disposição da Prefeitura para aprovar o que for necessário para melhorar a segurança das instituições de ensino do município.

     

    O Sargento Eleanderson R. Oliveira, representante do comando da PMPR de Pontal do Paraná, comentou que a Polícia Militar está realizando patrulhamento ostensivo nas proximidades das escolas, abordando possíveis suspeitos e intensificando este trabalho nos horários de entrada e saída, estando atentos a todas as informações que chegam ao patrulhamento.

     

    A Cabo Juliana, explicou que antes a Patrulha Escolar era subordinada a capital (Curitiba) e que recentemente o Tenente Lima foi destacado para comandar a Patrulha Escolar no litoral paranaense, o que trará mais efetividade e agilidade nas ações daquele destacamento. Ela destacou também que a Patrulha Escolar já se reuniu com o Comandante Geral da Polícia Militar para buscar alternativas de reforço à segurança das instituições educacionais de Pontal do Paraná.

     

    O Presidente do Conseg, João Carlos Lima, disse que este assunto virou uma histeria coletiva, que não é um assunto localizado apenas em Pontal, por isso é preciso coibir as Fake News, para que as informações falsas não se dissiminem entre a população causando pânico.

     

    #segurançanas escolas

    #secretariadeeducação

    #secretariadesegurançapública

    #prefeituradepontaldoparaná