• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • PROJETO DE CIÊNCIAS DE INDÍGENA PONTALENSE É DESTAQUE PELO BRASIL

    Quinta-feira, 11 de maio de 2023

    Visualizada 80 vezes

    Luiz Michelin Junior - Imprensa


    A aluna Liliane Hortega Acosta, de 16 anos tem sido um orgulho para sua aldeia indígena, Guaviraty. Ela estuda no 9º Ano da Escola Estadual Indígena Guavira Poty, que fica no balneário Shangri-lá.

     

    No ano passado ela foi a primeira aluna oriunda de escola Indígena a participar da XI Feira Regional de Ciências do Litoral do Paraná na UFPR – Universidade Federal do Paraná no município de Matinhos, ficando em primeiro lugar na sua categoria com o projeto “Observatório Solar Tekoa Guaviraty”.

     

    ENTENDA O PROJETO:

     

    A astronomia é uma ciência presente na cultura dos povos indígenas brasileiros. A observação dos fenômenos celestes auxiliou os nativos originários no entendimento da natureza ao seu redor auxiliando nas tarefas diárias, no reconhecimento das estações do ano, no planejamento de épocas de plantio e na sua localização geográfica. Nesse sentido, monumentos voltados para a observação indireta do Sol foram construídos com o intuito de identificar e facilitar essas observações e aplicações durante o ano.

     

    A pesquisa de campo realizada pelo projeto da Liliane resgata os conhecimentos Guaranis sobre a localização e contagem do ano através do caminho do sol no céu, resgatando as tradições dos seus ancestrais. Isto levou a construção de um observatório solar na aldeia Guaviraty para uso da comunidade e também com finalidades pedagógicas escolares.

     

    Outro objetivo do projeto é divulgar essa metodologia em conferências educacionais, oficinas pedagógicas, palestras e eventos.

     

    O desenvolvimento deste projeto contou com um momento de pesquisa científica, utilizando medições, cálculos e observações de fenômenos naturais e ainda um outro momento de resgate cultural com a presença do Cacique Dionísio, outros caciques, pajés e professores guaranis, explicando sobre o Observatório Solar segundo a sabedoria Guarani ancestral.

     

    Nos dias 10,11 e 12/03/23 o Projeto Observatório Solar Tekoa Guaviraty foi selecionado para apresentar-se na V CONANE - Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação, realizada na Universidade de Brasília, sendo o único projeto selecionado do litoral paranaense.

     

    Em abril deste ano o Projeto foi selecionado para a 4º Mostra Nacional de Feira de Ciências, financiado pelo Ministério da Ciência, que será realizada no mês de setembro em Brasília-DF, com o apoio da Prefeitura de Pontal do Paraná. Apenas 3 projetos do estado do Paraná foram selecionados e o único do litoral paranaense novamente foi o Observatório da aluna Liliane.

     

    No dia 02/05 a aluna Liliane Hortega Acosta e a Orientadora e Professora Renata Zuba, foram recebidas pela Vice-Prefeita e Secretária de Assistência Social, Patricia Millo Marcomini em seu gabinete, na ocasião a Vice-Prefeita comentou sobre os prêmios recebidos pela aluna: “É um orgulho para Pontal do Paraná e principalmente para as nossas comunidades tradicionais ter uma representatividade no V CONANE e na 4º Mostra Nacional de Feira de Ciências.

    A Prefeitura de Pontal do Paraná, em nome do Prefeito Rudão Gimenes, tem a honra de apoiar projetos educacionais. Aproveitamos para parabenizar a aluna Liliane e as professoras envolvidas na pesquisa”, disse a Vice-Prefeita.

     

    QUEM SÃO OS ORIENTADORES DO PROJETO OBSERVATÓRIO SOLAR TEKOA GUAVIRATY?

     

    A Orientadora é a Professora Renata Zuba.

    A Co- Orientadora é a professora Nahyr Carneiro.

    A atual Professora de Ciências é a Patrícia Faustino.

     

    #prêmiodeciências

    #aldeiaguavirapoty

    #prefeituradepontaldoparaná

     

     Outras Notícias