• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • BALEIA JUBARTE É ENCONTRADA ENCALHADA E MORTA NO BALNEÁRIO SHANGRI-LÁ

    Sábado, 27 de maio de 2023

    Visualizada 96 vezes

    Luiz Michelin Junior - Imprensa


    Na manhã deste sábado (27), uma baleia da espécie Jubarte foi encontrada encalhada e morta no balneário de Shangri-lá em Pontal do Paraná.

     

    O registro foi realizado pela equipe LEC/UFPR - Laboratório de Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná, via PMP-BS/UFPR - Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos e refere-se a um animal juvenil de aproximadamente 6 metros.

     

    A equipe já está no local, com o apoio da Prefeitura de Pontal do Paraná via Rede Estadual PRAE – Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, e em breve iniciará os processos de necropsia para avaliação da causa da morte do animal. Novas informações serão trazidas após estes procedimentos.

     

    Atenção! Evite aglomerações no local e respeite a área de isolamento da carcaça, garantindo assim que a equipe técnica realize seu trabalho com segurança.

     

    O PMP-BS - Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

     

    Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

     

    O projeto é realizado desde Laguna-SC até Saquarema-RJ, sendo dividido em 15 trechos. O LEC/UFPR monitora o Trecho 6 (Paraná), compreendido entre os municípios de Guaratuba e Guaraqueçaba.

     

    Ao encontrar animais marinhos debilitados ou mortos nas praias paranaenses é possível acionar as equipes do PMP-BS, do LEC e do CEM, pelo telefone: 0800 642 33 41 ou pelo Whatsapp: (41) 99213 8746.

     

     

    #baleiajubarte

    #LECUFPR

    #CEM

    #prefeituradepontaldoparaná