• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • Primeira Caminhada Internacional na Natureza de 2017 de Pontal do Paran? foi um sucesso

    Quarta-feira, 03 de maio de 2017

    Última Modificação: // | Visualizada 348 vezes


    Ouvir matéria

    Com participantes de várias cidades evento movimentou a Ilha do Maciel

    Cerca de 420 pessoas participaram no último dia 30, da primeira etapa de 2017 das Caminhadas Internacionais na Natureza de Pontal do Paraná, circuito Ilha do Maciel.

    O evento que é organizado mundialmente, e possui 52 países credenciados, é realizado em Pontal do Paraná, pela Prefeitura do Município, através da Secretaria de Desenvolvimento, e Conselho Municipal de Turismo, e conta com o apoio das secretarias municipais de Esporte Lazer e Juventude, Habitação e Assuntos Fundiários, Obras e Urbanismo, Recursos Naturais, Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Anda Brasil, Sanepar, IVV e Federação Internacional de Esportes Populares.

    O Circuito Ilha do Maciel, iniciou em 2016 e possui uma peculiaridade que agrada muito os participantes, que é o deslocamento de barco. O caminho até a Comunidade permite a observação de botos, além de mostrar aos participantes um pouco da história de Pontal, contada pelos canteiros de obras ali instalados, como o da Techint, em plena atividade e outros desativados. Passam também pela área destinada à instalação do Porto Pontal e por fim, chegam à comunidade do Maciel onde uma típica comunidade pesqueira divide o seu modo de viver, suas histórias e sua culinária com os visitantes.

    O evento é uma modalidade dos Esportes Populares não competitivos, e nesta etapa contou com um percurso de 10 km percorrendo a comunidade da Ilha do Maciel, localizada na porção norte de Pontal do Paraná, voltado para dentro da Baía de Paranaguá, por seu acesso ser somente via marítima, apesar de fazer parte do continente, o local é chamado de “Ilha do Maciel”.

    Com participantes vindos de cidades como: Curitiba, São José do Pinhais, Campo Largo, São José do Rio Preto entre outras, que além de contemplar as belezas naturais de Pontal do Paraná, puderam experimentar as delícias do tradicional Café Caiçara do Guaraguaçu, almoçar na Comunidade, conhecer o artesanato local que estava à disposição dos participantes, e também ajudar a comunidade carente, com a doação de alimentos não perecíveis. No total, foram arrecadados 134kg de alimentos, que já foram entregues ao PROVOPAR (Programa de Voluntariado Paranaense) local, que posteriormente será distribuído às famílias cadastradas.

    Para este ano, outras cinco Caminhadas na Natureza estão programadas, sendo a próxima no mês de junho, Circuito Caiçara que será realizada em Pontal do Sul. Mais informações sobre as Caminhadas em Pontal do Paraná estarão disponíveis no site oficial do Município: http://www.pontaldoparana.pr.gov.br.

     

     

     Veja Também