• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • P.R.A.I.A, Programa inovador garante renda e inclusão social para quem mais precisa

    Sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

    Última Modificação: 14/04/2022 10:49:33 | Visualizada 145 vezes


    Ouvir matéria

    O Prefeito Rudão visitou na manhã de hoje a reunião do PRAIA e reafirmou seu compromisso de trabalho com projetos de inclusão social no Município.

    Em 13 de dezembro de 2021 iniciamos através da Secretaria de Assistência Social o Programa de Abordagem e Inclusão Assistencial – PRAIA, que consiste na recuperação da autoestima, da segurança alimentar e dos direitos inerentes ao cidadão, com a inclusão de pessoas em situação de rua e coletores de matérias recicláveis nos serviços socioassistenciais, através ações práticas ofertadas pelas secretarias e na inserção produtiva no mercado de trabalho.

    A inscrição no programa consiste na elaboração de um plano individual para cada pessoa abordada que atenda aos critérios do programa. Os inseridos no programa têm direito a bolsa de capacitação/reinserção profissional como subsídios das atividades laborais, alimentação e transporte quando necessário.

    Os beneficiários do programa são inseridos e encaminhados com prioridade nos atendimentos dos serviços públicos, especialmente aqueles relacionados a saúde e educação, qualificação profissional e recebem o acompanhamento técnico do programa. Destes encaminhamentos destacamos a inscrição de beneficiários na Educação de Jovens e Adultos – EJA, em consonância com o plano de atendimento personalizado.

    A partir de diálogos e avaliações, são identificadas as potencialidades físicas e sociais de cada beneficiário, em seguida encaminhados para atividades laborais nas secretarias do município de Pontal do Paraná. As atividades ocorreram a partir manutenção e conservação nos espaços públicos e preparação para eventos. Em média as participações nas atividades laborais do programa são de seis horas diárias acrescidas de horas complementares em reuniões de reflexão com a equipe técnica, que na maioria das vezes são propostas em coletividade no Centro de Apoio do Programa de Abordagem e Inclusão Assistencial - CENTRO PRAIA, localizada na Travessa Lord Dorschiester,152, balneário Jardim Canadá.

    Parcerias com cooperativas e instituições de qualificação profissional estão sendo firmadas buscando realização de ações de capacitação, formação cidadã e oficinas de meio ambiente e sustentabilidade.

    Seguimos com o nosso compromisso de desenvolver projetos inovadores que realmente mudam a vida das pessoas.

    #ASSISTENCIASOCIAL

    #pontaldoparana

    #litoraldoparana

    #PRAIA

     Galeria de Fotos

     Veja Também