• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  • (41) 3455-9600
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis
  • PROPRIETÁRIOS DE CASAS NO LITORAL PODEM AJUDAR NO COMBATE À DENGUE

    Quarta-feira, 11 de maio de 2022

    Última Modificação: 11/05/2022 17:34:30 | Visualizada 87 vezes

    Luiz Michelin Junior - Imprensa


    Ouvir matéria

    As características do clima no litoral (temperatura e frequência de chuvas), favorecem a proliferação do mosquito transmissor da Dengue. Por este motivo a Vigilância Ambiental da Prefeitura Municipal de Pontal do Paraná está realizando ações de combate à doença e reforçam junto à população a importância de permitir o acesso das equipes, principalmente os proprietários de casas que não moram no município.

     

    Os agentes de endemias estão nos balneários, distribuindo material informativo e visitando residências onde os focos de proliferação são mais evidentes. O intuito é conscientizar os moradores a eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti. O trabalho é realizado através da eliminação de objetos que acumulem água, como pneus, garrafas, bromélias, vasos de plantas, entre outros objetos.

     

    Outra recomendação é para que os proprietários de residências em Pontal do Paraná, antes de voltarem para suas casas observem para não deixarem objetos que possam acumular água. Vale lembrar que o mosquito se reproduz nos locais em que existe água limpa e parada.

     

    A vigilância ressalta que seus agentes estão identificados e realizando as visitas seguindo as regras sanitárias. Com o acesso aos imóveis os agentes podem realizar as orientações devidas e realizar a vistoria em possíveis focos e criadouros do mosquito transmissor da Dengue.

     

    Vale ressaltar que no último dia 19/04/22 a SESA (Secretaria de Estado da Saúde) decretou epidemia de Dengue no estado do Paraná.

     

    Em Pontal do Paraná houve um aumento significativo dos casos confirmados de Dengue: fevereiro 01 caso, março 23 casos e abril 48 casos. Sem contar os casos de suspeita de Dengue que ainda não foram confirmados.

     

    Foram feitas 1077 visitas nas residências Pontalenses no mês de abril. Neste ano (de janeiro à abril) foram 114 notificações, sendo 9 somente na última semana.

     

    A Prefeitura de Pontal do Paraná, ressalta as principais ações que a população pode tomar para combater à Dengue neste período:

    • Confira se a área verde da sua casa não possui resíduos, bromélias, mato alto ou plantas que acumulem água.

    • Mantenha a caixa d’água bem fechada e coloque tela no ladrão da mesma.

    • Limpe a bandeja coletora de água do ar condicionado pelo menos uma vez por semana.

    • Fure os pratos das plantas e coloque areia.

    • Limpe e guarde as vasilhas dos animais de estimação.

    • Limpe as calhas para que não impeça a água de correr.

    • Adicione água sanitária e tampe os ralos. Abaixe as tampas de vasos sanitários.

    • Limpe a bandeja externa das geladeiras pelo menos uma vez por semana.

    • Não deixe água acumulada sobre a laje.

    • Acondicione e coloque para a coleta domiciliar todo objeto sem utilidade que possa acumular água.

     

    Muita atenção na limpeza de piscinas para combater a Dengue:

     

    - Piscinas devem receber cloro semanalmente.

    - Piscinas sem uso (durante muito tempo) devem ser cobertas e cuidadas para não deixarem água e folhas acumuladas sobre a capa ou tela.

    - Mantenha ralos externos e canaletas de drenagem sempre limpos com água sanitária.

    - O mosquito normalmente deposita seus ovos nas paredes da piscina, logo acima do nível de água. Caso você não limpe as bordas da piscina corretamente os ovos podem permanecer ali por muito tempo. Toda vez que chover e água subir o ciclo se reinicia.

    - O melhor é manter o tratamento químico em dia! Se sua piscina estiver suja você compromete a sua saúde e de toda vizinhança!


    Em caso de suspeita de Dengue procure o Posto de Saúde mais próximo.

     

     

     

     Veja Também