• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • MAIS DE 180 PESSOAS RECEBERAM CERTIFICADOS DE CURSOS REALIZADOS PELA AGÊNCIA DO TRABALHADOR NO PRIMEIRO SEMESTRE

    Sexta-feira, 03 de junho de 2022

    Última Modificação: 11/06/2022 17:26:02 | Visualizada 199 vezes

    Luiz Michelin Junior - Imprensa


    Ouvir matéria

    Desde o início de 2022 a Agência do Trabalhador já capacitou aproximadamente 200 pessoas. Na noite de ontem (02/06/22) todos receberam seus certificados no Centro de Capacitação da Prefeitura de Pontal do Paraná.

    A turma mais recente a se formar foi a do curso de Refrigeração (Ar condicionado, geladeira e micro-ondas), na “Carreta do Conhecimento”, uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado através da SEJUF (Secretaria da Justiça, Família e Trabalho) e o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

    Conheça todos os cursos oferecidos neste ano, em parceria com SENAI, SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e UNESPAR (Universidade Estadual do Paraná).

    - Informática Básica para os Jovens 14 anos+.

    - Informática para a Terceira Idade.

    - Introdução à Hotelaria.

    - Beneficiamento e Transformação da Mandioca.

    - Operação e Manutenção de Roçadeira.

    - Planejamento, Gerenciamento e Controle de Empresas Rurais.

    - Geleia e doces pastosos.

    - Panificação.

    Em dezembro do ano passado a Agência do Trabalhador já havia realizado um evento do mesmo porte, alusivo à formatura de outras 200 pessoas do segundo semestre de 2021. Portanto, no período de um ano a Agência já formou quase 400 participantes.

    E por lá o trabalho não para. Nessa semana foi lançado o curso de Técnicas de Negociação e a previsão é que muitos outros cursos sejam ministrados ainda esse ano.

    Estiveram presentes a solenidade, fazendo parte da mesa as seguintes autoridades: o Prefeito Municipal de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, o Secretário Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Gilberto Keserle, o Diretor da Agência do Trabalhador de Pontal do Paraná, Albor Guttemberg Neto, o Assessor Aloisio Nascimento, representando o Secretário de Justiça, Família e Trabalho do estado do Paraná, Rogério Carboni, o Chefe Regional do Sine Litoral, Adriano da Silva dos Santos, a Coordenadora de Qualificação Profissional da Sejuf (Secretaria de Justiça, Família e Trabalho do Estado do Paraná), responsável pela Carreta do Conhecimento, Liza fortes, a Orientadora Pedagógica do SENAI (Serviço Nacional da Aprendizagem Industrial), Viviane Nascimento da Silva, a Líder de equipe da USF (Universidade Sem Fronteiras) da Unespar (Universidade Estadual do Paraná), campus Paranaguá, Larissa Marques e a Instrutora do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Francione da Cruz Polidoro.

    O evento contou com a participação especial do Coral da Melhor Idade Vozes do Mar, que agraciou a todos os presentes com o hino de Pontal do Paraná e com lindas canções, sob supervisão da maestrina Ligia Men Silva.

    O Prefeito Municipal, Rudão Gimenes, discursou sobre a importância desses novos profissionais para Pontal do Paraná: “Hoje é uma noite para comemorarmos e agradecermos a colaboração do governo do estado que teve essa parceria conosco de trazermos este curso de ar condicionado. Agradecer também a nossa equipe pela dedicação em todos estes cursos que ocorreram neste semestre, conseguindo atingir uma boa parte da nossa população, capacitando-a, trazendo oportunidades, possibilitando o empreendedorismo. É isso que nossa gestão procura, não só capacitar vocês, mas também transformá-los em empreendedores, como eu vejo aqui alguns MEIs (Microempreendedores Individuais) formados em nossos cursos, que fazem a roçada da prefeitura, com a política pública que nós criamos dentro da cidade e pretendemos agora também que alguns MEIs façam a manutenção dos ares condicionados da Prefeitura.

    Estamos realizando política pública, distribuindo renda, dando oportunidade para a população. Aos que querem abrir o MEI, procurem nossa Secretaria, que vamos dar oportunidade para vocês. E na semana que vem estaremos na Sejuf para buscarmos mais uma parceria para nosso município no Programa “Recomeça Paraná”, que dá a oportunidade ao aluno de receber até R$ 900,00 durante o curso, podendo comprar insumos e equipamentos. Esperamos que esse pequeno recurso possa dar condições de iniciarem o seu negócio. Quero parabenizar todos os formandos, espero que participem de outros cursos que nós iremos oferecer no segundo semestre, pois buscamos sempre utilizar essa mão de obra dentro da nossa cidade. Quero deixar um abraço também para o pessoal da Colônia Pereira, estamos levando cursos para lá, para que vocês possam estar capacitados e prestem serviço em Pontal, Matinhos, Paranaguá e em toda nossa região”.

    Para Gilberto Keserle, Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, “a oferta de oportunidades de capacitação é uma preocupação constante da Secretaria. A demanda existente e cada curso ofertado mostra a assertividade da gestão em trazer conteúdos que colaboram com a formação dos participantes, além de oferecer outras ações a quem quer dar continuidade, aplicando o conhecimento adquirido na forma de um pequeno negócio. Para isso, a Sala do Empreendedor atende aos interessados oferecendo soluções para MEI’s, micro e pequenas empresas”.

    O Diretor da Agência do Trabalhador, Albor Guttemberg Neto, ressaltou o empenho de sua equipe em realizar os cursos oferecidos para formar os alunos: “A Agência do Trabalhador está comprometida com a capacitação e a intermediação da mão de obra dos Pontalenses.

    Muitos não imaginam o trabalho de gerar capacitação gratuita para a população.

    Envolve a boa vontade de muitos colegas de trabalho, de várias secretarias, parcerias com instituições certificadoras, divulgação para despertar o anseio da população, que busca se qualificar e melhorar as expectativas no mercado de trabalho.

    É com muita satisfação e alegria que eu e toda equipe da Agência entregamos estes certificados dos cursos realizados no primeiro semestre de 2022. E ainda temos muitos cursos planejados para o segundo semestre.

    Capacitação é o futuro! Parabéns a todos que estão buscando conhecimento”.

     Veja Também