• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • BOCHA PONTALENSE É CAMPEÃ PARANAENSE NOS JOGOS ABERTOS DO PARANÁ

    Sexta-feira, 15 de julho de 2022

    Última Modificação: 15/07/2022 15:03:44 | Visualizada 140 vezes

    Luiz Michelin Junior - Imprensa


    Ouvir matéria

    A equipe de Bocha de Pontal do Paraná já está na estrada há alguns anos representando nosso município. No último final de semana a equipe disputou os Jogos Abertos do Paraná, sagrando-se campeã!

     

    A origem da Bocha remonta a um jogo praticado no antigo Egito e na antiga Grécia, em que se usavam objetos de formatos esféricos - pedras redondas.

     

    O esporte é simples, mas exige um alto grau de precisão e sutileza. A Bocha pode ser jogada entre duas pessoas ou duas equipes. Cada jogador ou equipe tem direito a 4 bochas por partida. O início da partida se dá com o arremesso de uma bola pequena denominada Bolim. O lugar em que o Bolim para passa a ser o ponto daquela partida do qual as Bochas devem ser aproximadas.

     

    Em seguida, os jogadores começam o lançamento das próprias Bochas. É permitido aos jogadores eliminarem uns aos outros, através do distanciamento das Bochas adversárias ao chocá-las com as próprias Bochas. O lançamento das bolas deve ser feito pelo ar. Os jogadores não podem deslizá-las enquanto rolam. O jogador ou equipe vencedora é aquele que conseguir aproximar mais bochas do ponto estabelecido e, consequentemente, conseguir conquistar mais pontos. Ao final a que somar 15 pontos é a vencedora.

     

    O ponteiro é jogador mais experiente e habilidoso. É o primeiro a jogar para “cortar o ponto”. Consiste em rolar a bocha de modo suave aproximando a Bocha do Bolim. Já o meio de trio, pode exercer duas funções, a de “tiro” e de corte de ponto caso o primeiro falhe em fazer o ponto. E, finalmente, o Rafador que é o especialista em arremessar a bocha com força para tirar ponto do adversário.

     

    Os atletas Pontalenses passaram por cima de todos seus adversários e fizeram uma final emocionante contra seus mais fortes e eternos adversários, a equipe de Almirante Tamandaré-PR (que vinha colecionando títulos), sendo campeões dos Jogos Abertos do Paraná 2022.

     

    Conheça nossos novos campeões, são eles:

     

    Altair Schmidt

    Claudinei Stukio da Luz

    Clovis Antonio Assumpção

    Gregório Feldhaus

    Joaciro Xavier Simões

    Jorge Luis dos Santos Gomes

    Nei Sereniski Maciel

    Paulo Brugner

    Sebastião Ribeiro da Silva

    Délio Sebastião Ávila

    Antonio dos Santos Gomes

     

    A Prefeitura Municipal de Pontal do Paraná parabeniza nossos novos campeões!

     

    #bocha

    #campeão

    #prefeituradepontaldoparana

    #secretariadeesporte

     

     Galeria de Fotos

     Veja Também