• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • Programa de Vidas / Recicladores

    Sexta-feira, 25 de junho de 2021

    Visualizada 1426 vezes


    A Prefeitura de Pontal do Paraná tem feito um trabalho minucioso de cadastramento dos Trabalhadores que fazem a Coleta de Material Reciclável em nosso Município.

    O trabalho de cadastrar as famílias, necessita de tempo e requer estratégias, pois vai alcançar condições específicas das famílias envolvidas.

    O cadastramento é apenas a "ponta do Iceberg" de um, ou melhor, de muitos projetos que virão, envolvendo esta comunidade.

    Na tarde de ontem , por iniciativa da Dona Cidamaria Dolenga, sócia benemérita do Provopar Pontal, aconteceu um evento, com todas as precauções do protocolo contra a Covid-19, e com pessoal limitado. A reunião marcou o estabelecimento de novas diretivas em benefício da classe dos recicladores.

    A Vice-Presidente do Provopar, Bernadete Iaciuk explica:

    "Foi disponibilizada, entre os funcionários da prefeitura, uma equipe dedicada a visitas e coleta de dados. A equipe visitou os lares de maneira sucessiva, isto é, a cada visita era levantado o endereço do próximo entrevistado. Ao todo foram visitados cerca de 80 lares e pontos de encontro, totalizando 116 coletores. Foi um trabalho meticuloso, mas também, uma experiência social incrível"

    "Através de fichas pré elaboradas foram coletados dados como: nome completo; RG; CPF; endereço e meio de contato. Além dessas informações básicas, também foram entrevistados para levantamento estimativo de sua situação sócio econômica.

    Esta última questão aborda temas delicados e que exigem que sejamos muito empáticos e humanizados" disse Bernadete.

    Com os dados coletados e tabulados, as informações foram comparadas com as informações contidas no cadastro único do governo federal ( O CadÚnico), sendo que alguns nomes foram atualizados e os que não constavam no cadastro seguiram para a inclusão.

    Foi verificado também se todos os integrantes da família possuem documentos básicos como: RG, CPF, título de eleitor e carteira de trabalho. Para os casos em que o coletor, ou o seu familiar, não possuísse alguma documentação básica, uma segunda lista foi elaborada para organizar os esforços para obtenção desses documentos.

    Por conta da questão da pandemia esse serviço está temporariamente suspenso, portanto foi incluído na próxima ação social, JUSTIÇA NOS BAIRROS, que está prevista para os dias 18 à 23 de outubro de 2021.

    Além do Prefeito Rudão Gimenes e a Sócia Benemérita do Provopar Pontal, Dona Cidamaria Dolenga, estavam Secretários de várias pastas, porque todos os setores da gestão pública são convocados de alguma forma para participar das resoluções que envolvem estas famílias.

    O Secretário do Meio Ambiente Jackson Bassfeld, em seu discurso, afirmou que O Programa de Governo “Pontal Recicla” tem uma relevância de cunho imensurável para toda a população de Pontal do Paraná, e que se sente muito motivado para desenvolver e alcançar as metas que estão sendo traçadas. O Secretário falou ainda sobre a criação de Cooperativas e restauração de barracões de reciclagem já existentes e instalação de novos.

    "Nos motiva de forma extraordinária, estarmos aqui, juntos com o Prefeito Rudão, a Vice Patrícia, e os outros Secretários aqui, apresentando as diretrizes para o fortalecimento e reconhecimento destes trabalhadores, principalmente para ouvir as dificuldades e necessidades desta importante categoria."

    O Secretário de Esportes, Cultura, Eventos e Juventude, João Carlos Marcon , colocou a estrutura da pasta à disposição, para contribuir com a comunidade dos Profissionais da Reciclagem:

    "Podemos promover eventos relacionados à Cultura e ao Esporte, objetivando a proximidade entre pais e filhos, dentro destas famílias, entendendo que as atividades esportiva e cultural são importantes ferramentas para melhoria da qualidade de vida do Trabalhador e potencial harmonizador do contexto familiar." disse Marcon.

    O Prefeito Rudão Gimenes falou que o Trabalhador da reciclagem precisa ser respeitado e tratado com dignidade:

    "Estou aqui hoje para garantir que vocês serão amparados por nossas políticas públicas, mas também estou aqui como um amigo que se importa. Vim para estreitar nosso relacionamento. Sei que o trabalho de vocês é árduo, pesado... mas também sei que é um trabalho de fundamental importância para a nossa cidade. No que depender de nós, vamos fazer de tudo para que vocês tenham condições dignas para exercer suas funções." disse o Prefeito.

    A Secretária de Saúde Carmen Moura, não só anunciou pautar medidas para atender as famílias cadastradas, como também agendou, já para o dia 10 de Julho, ações específicas na Saúde para atender esta comunidade.

    No fundo, o evento foi uma confraternização que trará resultados muito positivos para a nossa querida Pontal do Paraná.

    #provopar

    #provoparpontal

    #pontaldoparana

    #reciclagem