• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • Plano de Mobilidade Urbana de Pontal do Paraná será apresentado no início de 2022

    Quinta-feira, 28 de outubro de 2021

    Visualizada 437 vezes


     

    Na noite desta última quarta-feira (27) aconteceu a 2ª Audiência Pública do Plano de Mobilidade Urbana de Pontal do Paraná no Centro de Capacitação de Praia de Leste. A audiência ocorreu de forma semi presencial, com transmissão e participação popular pelas redes sociais e demais plataformas digitais.

    O Plano de Mobilidade Urbana de Pontal do Paraná foi firmado neste ano de 2021 entre o Instituto Tecnológico de Transporte e Infraestrutura (ITTI), através da Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná (FUPEF) e a Prefeitura Municipal de Pontal do Paraná (PR).

    Nesta segunda audiência, participaram o prefeito Rudão Gimenes; o Secretário Municipal de Projetos e Planejamento Urbano Heitor Kayamouri; o professor Dr. Eduardo Ratton como Coordenador de Projetos e Conselho Diretor do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI/UFPR), Amanda Gallucci, Engenheira e o Arquiteto Hermes Nichele do ITTI/FUPEF. Participaram também a Procuradora Geral do Município, Dra. Vergínia Pedroso e demais Secretários Municipais.

    A Audiência decorreu sobre diversas diretrizes sobre a mobilidade urbana e seus benefícios a serem implantados no município de Pontal do Paraná, tais como o Plano Nacional de Mobilidade Urbana, que engloba a Acessibilidade Universal, Equidade no acesso ao transporte público coletivo, eficiência, eficácia e efetividade na prestação dos serviços de transporte e na circulação urbana, além da justa distribuição dos benefícios e ônus no uso dos diferentes modos.

    Foi apresentado o estudo deste projeto de Mobilidade Urbana através dos engenheiros e também com colocações do Professor Eduardo Ratton, da mesma forma como a equipe técnica da prefeitura municipal de Pontal do Paraná apresentou, com as devidas colocações do Secretário Municipal Heitor Kayamori e o prefeito Rudão Gimenes.

    O professor Eduardo Ratton explicou sobre as etapas da elaboração do projeto e também sobre a finalização e conclusão. “O projeto que está sendo elaborado pelas equipes técnicas ficará pronto no início do próximo ano, acompanhando os anseios da comunidade, por isso a importância desta participação popular “. Ressaltou.

    O Secretário Municipal de Projetos e Planejamento Urbano Heitor Kayamori destacou as atribuições do projeto e a participação popular. “Já estamos na segunda audiência e discutimos aqui os anseios da população para que possamos dar mais qualidade de vida para a comunidade. Desta forma destacamos a importância da participação popular, com perguntas para que consigamos destacar as necessidades locais”. Frisou Kayamori.

    O prefeito Rudão Gimenes fez sua explanação a respeito da Audiência Pública. Não há diagnostico melhor do que a população envolvidas e sociedade. “Teremos oficinas e mais duas audiências para então apresentar o projeto final com Plano de Mobilidade Urbana de Pontal do Paraná. Queremos a participação popular, nos questionando e revelando seus anseios. Este projeto objetiva a melhoria de vida do cidadão. Dando mais acessibilidade, implementação e dar mais segurança no deslocamento das pessoas. Será finalizado no início de 2022 e hoje estão sendo apresentados os diagnósticos, pesquisa em campo que foram realizadas no município e este é o momento da população falar”. Definiu Rudão Gimenes.

    Após todas as explanações, foram respondidos todos os questionamentos feitos durante a audiência através da participação popular pelo Facebook, Youtube e outras plataformas.

    Rafaela Takiguchi

    Fotos: Cesar Ramires