• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • PREFEITURA DE PONTAL DO PARANÁ PEDE AJUDA DA POPULAÇÃO NO COMBATE À DENGUE

    Segunda-feira, 25 de abril de 2022

    Visualizada 75 vezes


    Os casos de Dengue dispararam em todo Paraná. Em uma semana, foram 6 mil novas confirmações, 39% mais que na semana anterior.

    A Secretaria Estadual de Saúde diz que os números estão acima do esperado para o período e declarou situação de epidemia da doença no estado.

    Este ano, no Paraná, foram mais de 22 mil confirmações da doença. No país, os casos prováveis de dengue aumentaram 95% na comparação com o mesmo período de 2021. São quase 400 mil registros este ano e 112 mortes.

    Para combater o mosquito transmissor da doença, os agentes de saúde de Pontal do Paraná reforçaram o trabalho realizando fiscalização nas residências do município.

    A Secretaria de Saúde de Pontal do Paraná pede a população que autorize as fiscalizações e siga a risca as orientações dos agentes de saúde.

    O Pontalense Luiz Fernando Torres Cardoso nos deu um belo exemplo hoje (25/04/22), recebendo nossos agente de saúde em sua residência, que fica no balneário Pontal do Sul.

    O intuito da fiscalização não é autuar e nem multar ninguém, mas passar orientações aos moradores que são muito úteis para o combate à doença.

    VEJA 7 DICAS QUE IRÃO LHE AJUDAR NO COMBATE À DENGUE:

    1. Atente-se aos vasos de plantas

    Coloque areia até a borda dos pratinhos para evitar o acúmulo de água. Alternativamente, lave-os uma vez por semana com sabão e escova.

    2. Livre-se de objetos que acumulam água

    Dê o destino correto a latas, garrafas, potes, pneus e qualquer outro tipo de objeto que possa servir como criadouro, optando pela reciclagem sempre que possível.

    3. Armazene garrafas da forma correta

    Se você deseja guardar garrafas e outros objetos que podem acumular água, armazene-os tampados ou com a boca para baixo.

    4. Evite a contaminação de calhas e caixas-d’água

    As calhas devem ser mantidas desobstruídas e livres de folhas e galhos, enquanto a caixa-d’água deve estar sempre bem tampada.

    5. Higienize recipientes que armazenam água

    Tanques, barris e tonéis utilizados para guardar água da chuva, por exemplo, devem ficar tampados e ser higienizados semanalmente com escova e sabão. As piscinas devem ser tratadas com cloro.

    6. Tenha cuidado com o lixo

    Amarre bem as sacolas e deposite-as em lixeiras fora do alcance de animais. Não jogue lixo em terrenos baldios.

    7. Utilize proteção individual

    As medidas coletivas de proteção podem ser complementadas com cuidados como o uso de repelentes e inseticidas, a instalação de mosquiteiros e telas em portas e janelas e a preferência por roupas de mangas compridas.

    Dengue pode matar: ao ter sintomas, procure um médico

    Os primeiros sintomas de dengue são pouco específicos e incluem febre, dor de cabeça, náuseas, vômitos, manchas vermelhas na pele e dores nas articulações e nos músculos, o que torna difícil diferenciar essa doença em relação a outros males.

    Por isso, além de saber como identificar o mosquito Aedes aegypti e adotar as medidas de prevenção, é preciso estar atento aos sintomas e procurar atendimento médico de emergência caso necessite.

    Caso você tenha alguma denúncia ou reclamação relacionada à Dengue utilize o Whatsapp da Ouvidoria de Saúde da Prefeitura de Pontal do Paraná pelo número: (41) 99238 1454.

     Outras Notícias