• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  • (41) 3455-9600
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • CIRCUITO CAIÇARA REÚNE CAMINHANTES EM PONTAL DO SUL

    Domingo, 22 de maio de 2022

    Visualizada 119 vezes

    Luiz Michelin Junior - Imprensa


    Foi realizado hoje (22/05/22), a Caminhada Internacional da Natureza, Circuito Caiçara, no balneário de Pontal do Sul.

     

    As saídas ocorreram das 8h às 10h. A trilha estava sinalizada e pôde ser percorrida em grupo ou individualmente.

     

    O evento é organizado pela prefeitura municipal de Pontal do Paraná em parceria com IDR (Instituto de Desenvolvimento Rural da Secretaria ), IVV (International Volkssport Verband - Federação Internacional de Esportes Populares), a ONG Anda Brasil e o Ecobooking, uma rede de cooperação voltada à exploração sustentável dos recursos turísticos de um município, envolvendo o poder público e o turismo local.
     

    O Circuito Caiçara recebeu este nome porque durante esse trajeto, os caminhantes interagiram com os ecossistemas de praia, restinga e manguezal, além de desfrutarem, em grande parte do percurso, da vista privilegiada para a Ilha do Mel.

     

    Para o evento todas as medidas contra a Covid-19 foram tomadas pelos organizadores, quem participou precisava obrigatoriamente estar com a vacina em dia.

     

    Francelino Correa Neto do grupo de caminhada Acordar na Trilha de Paranaguá, participa do circuito Caminhadas da Natureza há 6 anos, ele trouxe a família toda e mais dois amigos de quatro patas (Darwin e Theo). E comentou sobre o evento: “Acho as caminhadas aqui em Pontal muito importantes, seguem uma estrutura de protocolo internacional, dando segurança para nós caminharmos, tem trilhas demarcadas, segurança, ambulância e carros de apoio. Nosso grupo a maioria já passou dos 50 anos e agora tem uma nova safra. Então termos segurança no caminhar é super importante. Pontal do Paraná sai na frente porque tem muitos circuitos de caminhada, e nós participamos de todos”.

     

    A prefeitura de Pontal do Paraná autorizou que vários comerciantes locais, montassem suas barracas próximas ao local do evento. São os mesmos que trabalham na já famosa “Feira da Lua”.

     

    O evento contou com a presença da Guarda Municipal de Pontal do Paraná durante todo o percurso dos caminhantes.

     

    Estiveram presentes também o prefeito de Pontal do Paraná Rudão Gimenes, a primeira-dama do município, Bruna Mariotti, o Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico Gilberto Keserle, o Secretário de Esportes, Cultura, Lazer e Juventude, João Carlos Marcon e o Secretário de Projetos e Planejamento Urbano, Heitor Kayamori.

     

    #circuitocaicara

    #caminhadasdanatureza

    #pontaldoparana

     Outras Notícias