• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  • (41) 3455-9600
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • CONSELHO CONSULTIVO DAS ILHAS DOS CURRAIS É CRIADO EM PONTAL DO PARANÁ

    Sexta-feira, 08 de julho de 2022

    Visualizada 153 vezes

    Luiz Michelin Junior - Imprensa


    Na última quarta-feira (06/08/22) no Centro de Capacitação da Prefeitura Municipal de Pontal do Paraná, foi formado o Conselho Consultivo do Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais.

     

    O Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais é uma área protegida e foi criado pela lei federal nº 12.829, de 20 de junho de 2013. Ele é formado por um pequeno arquipélago a 6,2 milhas da costa, em frente à Praia de Leste, no município de Pontal do Paraná.

     

    O Parque é formado por três pequenas ilhas (Grapirá, Três Picos e Filhote) e alguns recifes próximos, abrangendo uma área de 1.359,69 hectares. As ilhas não possuem praia, são constituídas apenas por formações rochosas e pedras. Vivem nestas ilhas mais de 8 mil aves, além de peixes, que se abrigam nos recifes próximos as ilhas.

     

    Porém nunca foi estabelecido o Conselho Consultivo e nem o plano de manejo da unidade. A atual gestão da Prefeitura vinha conversando com o NGI (Núcleo de Gestão Integrada) do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Biodiversidade) de Matinhos para que eles promovessem as oficinas que compusessem o grupo de trabalho e consequentemente fossem formadas às instituições que vão compor o Conselho Consultivo da unidade que é um ato administrativo subsequente por parte do ICMBio, através de uma portaria específica do governo federal, tudo isso para que Pontal do Paraná avance no plano de manejo do Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais.

     

    O Plano de Manejo do Conselho Consultivo é que regulará assuntos importantíssimos para às Ilhas dos Currais, tais como: pesca, visitações, pesquisa científica, mergulho no seu entorno, o turismo em geral e o raio de proximidade que precisa ser demarcado.

     

    Os pescadores de Pontal do Paraná há muito tempo aguardam a criação do Conselho Consultivo, pois é ele que regulará a pesca ou a proibição dela no entorno da Ilha.

     

    Estiveram presentes ao evento as seguintes autoridades: o Prefeito Municipal de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, o Secretário Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Gilberto Keserle e o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Jackson Cesar Bassfeld.

     

    O Prefeito Municipal de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, disse em seu discurso que após 9 anos da fundação do Parque Nacional Marinho da Ilha dos Currais, que fica em mar aberto de frente a costa do nosso município, foi criado o Conselho Consultivo que vai elaborar o Plano de Manejo do Parque. Ou seja, serão estabelecidas regras para o desenvolvimento e exploração sustentável das Ilhas e do seu entorno.

    “Vemos um potencial turístico enorme no Parque e, ainda, a necessidade de conciliar a pesca com a preservação da vida marinha. Desde o início da gestão estávamos buscando junto ao ICMBIO e aos Ministérios do Meio Ambiente e da Agricultura a constituição desse Conselho e a elaboração do plano de manejo. Teremos muitas etapas pela frente, mas vamos continuar lutando pela sustentabilidade da nossa região de forma a integrar o meio ambiente, a economia e a sociedade”.

     

    O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Jackson Cesar Bassfeld, comentou: “Nós esperamos que a partir da formação do Conselho Consultivo e mais tarde a elaboração do plano de manejo, os componentes possam construir um documento que atenda os requisitos da tipologia da unidade de conservação e todos os anseios de quem está envolvido neste processo.

     

    A criação deste Conselho foi uma vitória para nossa administração. A Ilha dos Currais é de pertencimento do pontalense, ela se encontra no hino e na bandeira do nosso município. Embora a ilha não faça parte do território físico do município de Pontal do Paraná, ela faz parte do espaço emotivo e histórico de todos os pontalenses.

     

    Composição final do Conselho Consultivo do Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais:

    - Prefeitura Municipal de Pontal do Paraná.

    - Prefeitura Municipal de Matinhos.

    - ICMBio (Instituto Chico Mendes de Biodiversidade).

    - APPA (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina).

    - UFPR (Universidade Federal do Paraná) de Pontal do Paraná.

    IFPR (Instituto Federal do Paraná).

    Unespar (Universidade Estadual do Paraná).

    IDR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná) de Matinhos e de Pontal do Paraná.

    Adetur (Agência de Desenvolvimento de Turismo Sustentável do Litoral do Paraná).

    Colônias de Pescadores Z5 e Z4 de Pontal do Paraná.

    - Iate Clube de Pontal do Paraná.

    - Iate Clube de Caiobá.

    - Iate Clube de Guaratuba.

    - Iate Clube de Paranaguá.

    - Associação Mar Brasil.

    - Escola de Mergulho Scubasul.

    - Escola de Mergulho Aquanautas.

     Outras Notícias