• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • 09/08 - DIA NACIONAL DA EQUOTERAPIA

    Terça-feira, 09 de agosto de 2022

    Visualizada 70 vezes

    Luiz Michelin Junior - Imprensa


    A equoterapia é um método terapêutico físico, ocupacional e educacional que utiliza cavalos, que servem para estimular o desenvolvimento da mente e do corpo, melhorando as funções neurológicas, sendo indicado para pessoas que possuem deficiências físicas ou necessidades especiais, como síndrome de Down, paralisia cerebral, esclerose múltipla ou autismo, por exemplo.

     

    Esse tipo de terapia, também chamada de hipoterapia ou terapia assistida por cavalos, tem como base os padrões repetitivos dos movimentos do cavalo, o que estimula as respostas da pessoa, melhorando a mobilização, o equilíbrio, o fortalecimento muscular e a interação social, por exemplo.

     

    As sessões de equoterapia podem ser realizadas individualmente ou em grupo, com orientação e acompanhamento de um terapeuta, que pode ser um fisioterapeuta especializado, psicomotricista ou fonoaudiólogo, por exemplo, para orientar os exercícios.

     

    Pontal do Paraná conta honrosamente com o “Centro de Equoterapia Ilha do Saber”, um espaço destinado a cura das nossas crianças e jovens.

     

    A Prefeitura Municipal de Pontal do Paraná parabeniza a todos os Equoterapeutas pelo seu dia! Nossos verdadeiros heróis da cura! Parabéns!