• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • Em parceria com Governo do Estado mutirão de castração de cães e gatos em Pontal do Paraná realiza 400 procedimentos

    Quarta-feira, 10 de julho de 2019

    Última Modificação: 10/07/2019 18:06:37 | Visualizada 2124 vezes


    Ouvir matéria

    A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, em parceria com a Prefeitura de Pontal do Paraná e Universidade Federal do Paraná (UFPR), promoveu nos dias 02 e 03 de julho uma ação para castração gratuita de cães e gatos do município, incluindo a Ilha do Mel.

    A meta de castrar 400 animais nos dois dias de trabalho foi atingida, A força-tarefa para a castração dos animais, incluindo a Ilha do Mel, foi promovida por meio de uma parceria entre o Governo do Estado, a Prefeitura de Pontal do Paraná e a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

    O prefeito de Pontal do Paraná, Marcos Fioravante (Casquinha) explicou que a população fez o cadastramento prévio dos animais nos pontos definidos pela prefeitura, que foram: nos balneários de Pontal do Sul, Shangri-lá, Grajaú, Ipanema, Canoas, Praia de Leste e Ilha do Mel (Brasília e Encantadas).

    “A população participou e se cadastrou para protegerem seus animais de estimação. Se na cidade já é bastante prejudicial o aumento de população de cães e gatos, na Ilha do Mel é mais crítico porque temos a questão da fauna silvestre, que vira alvo desses animais domésticos principalmente os pássaros, alguns que estão em risco de extinção e por isso a importância dessa parceria e desse trabalho desenvolvido, o resultado foi bastante positivo e em breve buscaremos mais parcerias nesse sentido”, comentou o prefeito Casquinha.

    Um barco fez a condução gratuita dos cães e gatos a serem castrados, saindo de Brasília para Pontal no início da manhã e retornando após o atendimento de todos os animais com objetivo de castrar 100% dos cães e gatos da ilha. A atividade realizou o procedimento de castração de cães a partir de quatro meses de idade e gatos com peso maior que 1,2 quilo. 

    A atividade marcou o lançamento do Julho Dourado. Na ocasião também foi lançado o sistema Pet Amigo, uma rede que concentrará os cadastros de animais de todo o Estado.

    Segundo o secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Fábio de Oliveira, a quantidade de animais abandonados no município é bastante grande e com a castração o objetivo é controlar esse crescimento populacional de cães e gatos.

    “Com apoio do Governo do Estado e de voluntários conseguimos atingir a nossa meta, a castração é o melhor meio de controlar o aumento populacional e as zoonoses que podem ser transmitidas para o homem, todos os animais foram examinados e receberam chip, além de toda a medicação e orientações pós-castração gratuitamente”, finalizou o secretário.

     Galeria de Fotos

     Veja Também