• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • Secretários e Comandante da Guarda participam de capacitação sobre Cidades Inteligentes

    Segunda-feira, 27 de setembro de 2021

    Última Modificação: 27/09/2021 09:24:45 | Visualizada 280 vezes


    Ouvir matéria

    Secretaria Municipal de Planejamento, guarda municipal e demais secretarias passaram por uma capacitação sobre cidades inteligentes. Participaram os Secretários municipais de Projetos e Planejamento Urbano Heitor Kayamori, o Secretário Municipal de Meio Ambiente Jackson Bassfeld, Secretário Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico Gilberto Keserle o e o Comandante da Guarda Municipal Rosário.

    A capacitação foi ministrada no Centro Municipal de Capacitação em Praia de Leste pelo professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Roberto Gregório da Silva Junior.        

    A capacitação teve como tema “Cidade Inteligente”, que são as “Smart Cities”. Esse modelo de mobilidade urbana no Brasil deve possuir quatro pilares que possam funcionar. O primeiro é o foco nas pessoas, o foco na qualidade da melhoria dos serviços prestados economizando tempo e dinheiro; (Cidade Eficiente), o equilíbrio entre o tripé econômico e social, econômico e ambiental (Cidade Sustentável) e a governança regida por líderes que tenham visão estratégica e sistêmica (Governança Inteligente).

    Durante este treinamento, os participantes tiveram a oportunidade de se aprofundar no tema e assimilar que as cidades inteligentes são diferentes entre si, e que cada uma possui sua necessidade e características próprias. Esta capacitação visa organizar as cidades para um planejamento estratégico municipal.

     

    Rafaela Takiguchi

    Fotos: Cesar Ramires

     Galeria de Fotos

     Veja Também