• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • GEOTECNOLOGIA DE PONTA IRÁ MAPEAR PONTAL DO PARANÁ

    Quinta-feira, 19 de maio de 2022

    Última Modificação: 11/06/2022 17:34:46 | Visualizada 368 vezes

    Luiz Michelin Junior - Imprensa


    Ouvir matéria

    A Prefeitura Municipal de Pontal do Paraná acaba de contratar a empresa CTMGEO Soluções em Geotecnologias para fazer o Georreferenciamento do município.

     

    Este trabalho será realizado por meio de drones, que possibilitam, além de limitar o terreno, cadastrar todos os elementos que o compõem. O processo possibilita estabelecer a exata posição geográfica de uma propriedade e sua área por meio de um mapeamento que referencia os vértices de seu perímetro.

     

    Com a elaboração de mapas temáticos produzidos com as informações no ambiente SIG, é possível compreender a dinâmica espacial da população dentro do município, analisar a localização adequada para implantação de escolas ou equipamentos de saúde em função da maior concentração espacial de população que demanda tais serviços.

     

    O sistema promove a melhoria da Administração Pública e de toda gestão municipal, não somente no aspecto financeiro e de arrecadação, mas contemplando também as dimensões sociais, ambientais, físicas e jurídicas que um sistema de geoprocessamento pode potencializar.

     

    O georreferenciamento é muito importante porque permite saber, exatamente, a localização de uma determinada propriedade no país, o que é muito útil para assegurar tudo dentro das normas, de modo que o proprietário do terreno saiba, sem sombra de dúvida, os limites de suas terras.

     

    Com um sistema de georreferenciamento, a administração pública pode dar fim às montanhas de papéis que encarecem a gestão fazendo a prefeitura gastar tempo e dinheiro. Com isso todos os processos que antes eram manuais se tornam digitais.

     

    E nessa onda de informatização, a empresa ajuda as prefeituras a desburocratizar os processos com mais facilidade. Todo o sistema é digital e personalizável, o que garante que o processo todo seja ágil e seguro.

     

    Entenda o que é o SIG (Sistema de Informação Geográfica)

     

    A partir da base cartográfica municipal, o SIG incorpora, através de referências geográficas, diversas outras bases de dados, tais como: cadastro imobiliário, o zoneamento urbano, o patrimônio público, iluminação pública, meio-ambiente, entre outros.

     

    Veja o que o sistema permite:

     

    - Cemitérios: permite que qualquer cidadão possa localizar alguém falecido e mostra foto do túmulo e a certidão de óbito.

     

    - Consulta de viabilidade: possibilita ao cidadão saber rapidamente se algum local permite que seja aberto algum determinado tipo de empresa.

     

    - Imagens 360: permite fazer recadastramento imobiliário, localização de postes (inclusive para agilizar que a empresa responsável ache o mesmo para conserto), árvores, boca de lobo, condições de meio fio, calçadas, entre outros.

     

    - Meio Ambiente: permite tirar fotos de árvores, buscar histórico dela e se ela foi cortada.

     

    - Cadastro imobiliário: informações de loteamento, quadra, lote, cadastro, inscrição, boletim de informações, proprietário, com possibilidade de visualizar documentos e fotos.

     

    - Mapas temáticos: são muitas opções disponíveis, rotas de ônibus escolares, dias de coleta de lixo e rota dos caminhões.

     

    - Processo digital: para aprovação de projetos, emissão de Habite-se, por exemplo.

     

    - Guia amarela: possibilita consultar se uma construção pode ou não ser iniciada em um determinado local.

     

    A Arquiteta e Urbanista Ana Paula Silva, da CTMGEO Soluções em Geotecnologias comentou que as imagens em 360° graus que estão disponíveis do sistema SIGWEB, são fotos das fachadas das edificações captadas pelas vias municipais. Sendos essas atualizadas, pois foram realizadas em maio/2022. A arquiteta também comentou sobre as expectativas da empresa com este contrato com a prefeitura: “Pra nós Pontal do Paraná representa novas possibilidades.

     

    Fazer parte do processo de desburocratização e inovação do município nos enche de expectativa e vontade de fazer tudo acontecer.

     

    Ficamos honrados em sermos o canal para o desenvolvimento, a sustentabilidade, o crescimento e o avanço municipal”.

     

    O Secretário Municipal de Projetos e Planejamento Urbano, Heitor Gonçalves Kayamori, comentou sobre a importância do georreferenciamento para Pontal do Paraná: “A gestão visa transparência e avanço nos processos, o compromisso é proporcionar ao contribuinte agilidade e menos burocracia. Este trabalho irá ajudar significativamente o trabalho da prefeitura como um todo, é uma nova era para nós”.

     Galeria de Fotos

     Veja Também