• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • CORAIS E FLAUTA DOCE DE PONTAL DO PARANÁ ENCANTAM O PÚBLICO EM AUDIÇÃO DE FIM DE ANO

    Domingo, 04 de dezembro de 2022

    Última Modificação: 04/12/2022 14:53:12 | Visualizada 254 vezes

    Luiz Michelin Junior - Imprensa


    Ouvir matéria

     A noite de ontem (03/12/22) foi marcada pela audição de fim de ano dos corais da Secretaria de Esportes, Cultura, Lazer e Juventude da Prefeitura de Pontal do Paraná, que encantou o público presente, que lotou o auditório do balneário Primavera.

     

    As apresentações foram realizadas pelos corais: “Vozes do Mar”, “Som do Coração” e “Canta Vento”, além de uma apresentação especial do Grupo de Musicalização Infanto Juvenil de Flauta Doce.

     

    Ao final das apresentações todos foram convidados a dirigir-se para a outra sala da Casa da Cultura. Para surpresa do público presente havia uma fascinante exposição de quadros pintados em telas, realizada pelos alunos do curso de Pintura em Tela de Pontal do Paraná, que é coordenado pelo pintor: Marcial Neves. E os convidados puderam desfrutar também de uma bela mesa de frutas.

     

    Estiveram nas audições o Prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, a madrinha dos Corais de Pontal do Paraná, Cida Gimenes, o Secretário Municipal de Esportes, Cultura, Lazer e Juventude, João Carlos Marcon e a Secretária Municipal da Saúde, Carmen Moura.

     

    CONHEÇA A HISTÓRIA DE CADA UM DOS CORAIS PONTALENSES

     

    GRUPO DE MUSICALIZAÇÃO INFANTO-JUVENIL

    FLAUTA DOCE E CORAL “CANTA VENTO”

     

    O “Canta Vento” é uma atividade destinada às crianças e adolescentes do nosso município e são gratuitas. Englobam aulas de teoria musical, instrumental, canto, técnica vocal e rítmica, o que vem somar e enriquecer o conhecimento cultural destes pequenos e promissores artistas.

     

    As aulas são realizadas no Auditório Primavera. A maestrina e professora Ligia Men Silva é responsável pelo grupo, que conta com 20 alunos. Ela vem trabalhando com o canto e a musicalização instrumental com crianças em Pontal do Paraná desde 1997.

     

    TÉCNICA VOCAL E CANTO CORAL ADULTO “SOM DO CORAÇÃO”

     

    As aulas de técnica vocal e canto adulto são realizadas no Auditório Primavera e também são gratuitas.

     

    A professora e maestrina Ligia Men Silva também é responsável pelo grupo, e vem trabalhando desde 2018. Atualmente ele conta com 24 alunos e hoje é denominado Coral Adulto “Som do Coração”.

     

    CORAL DA MELHOR IDADE DE PONTAL DO PARANÁ

    “VOZES DO MAR”

     

    O Coral da Melhor Idade de Pontal do Paraná “Vozes do Mar”, teve seu início em 21/06/2004. Seus componentes são munícipes da terceira idade que buscam através da música e do canto uma melhor qualidade de vida.

     

    Desde sua formação ele está sob a coordenação e regência da Professora e Maestrina Ligia Men Silva, que é atuante no ensino instrumental e canto coral desde 1990.

     

    Este Coral possui repertório eclético, já realizou inúmeras apresentações dentro e fora do município.

    Embora não seja um coral composto por cantores profissionais, mas sim por amantes da música e do canto, em 2008 realizaram um grande sonho que foi a gravação do seu primeiro CD intitulado “Amigos para Sempre”.

    Atualmente, conta com 36 componentes atuantes, o apoio da Prefeitura Municipal de Pontal do Paraná através da Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude, e o incentivo de familiares e muitos amigos amantes deste Coral.

     

    A professora e Maestrina, Ligia Men Silva, contou sobre a emoção de ter realizado esta audição de fim de ano: “Em cada apresentação, vem a confirmação da importância das atividades musicais em nossas vidas. Nos proporciona conhecimento, realização pessoal, aprendizado, alegria e boas lembranças para a vida toda. Grande é a minha satisfação em ver o brilho nos  olhos de cada componente após uma canção ou melodia entoada em seu instrumento.

    Sou grata a Deus pela oportunidade que ele me deu de estar com esses grupos a tanto tempo. Eles são maravilhosos, amados e brilhantes artistas”, disse a maestrina.

     

    O prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, comentou sobre o ano que passamos e agradeceu ao público presente e aos artistas e anfitriões pelas belas apresentações: “Mais um ano se passou, histórias novas nós construímos, ainda temos dificuldades em nossa cidade, mas tenho certeza que superaremos todas elas. Quero parabenizar a Ligia (maestrina) pelo belo trabalho que sempre realiza nos emocionando com suas apresentações. Parabéns a todos, que tenhamos uma noite com muita melodia e belas canções”, disse o prefeito.

     

    O pintor Marcial Neves, coordenador do curso de Pintura em Tela, realizado pela Secretaria Municipal de Esportes, Cultura, Lazer e Juventude contou sobre a emoção de ver seus alunos expondo suas pinturas e encantando o público: “Esta foi a noite dos alunos, eles que foram as “estrelas” da exposição. Fico muito feliz que o público tenha gostado, ganhamos muitos elogios, o que me deixa bastante feliz. Em breve faremos e divulgaremos uma grande exposição das telas feitas pelos nossos alunos”, disse Marcial.

     

    A pintora Eliane Macario Morais, que participa da escola de Pintura em tela ressaltou a importância do curso e a emoção de ver seu material exposto para um grande público (veja foto dela mostrando duas de suas obras de arte: a onça pintada e o farol da Ilha do Mel): “Eu faço aula de pintura em tela faz 2 anos, nunca tinha tido contato com pintura. Comecei a fazer um curso de corte e costura na Provopar e tive o primeiro contato como nosso professor. Resolvi entrar no curso para curar uma depressão do meu marido, entramos juntos e descobri um dom que eu tinha escondido. Hoje as pessoas elogiam minhas telas. Nós amamos o curso. E ele ajudou muito meu marido. A exposição de ontem foi linda, ganhamos muitas parabenizações do público e até vendi uma das telas”, disse Eliane.

     

    #coralvozesdomar

    #coralsomdocoração

    #coralcantavento

    #pinturaemtela

    #secretariadeesportes

    #prefeituradepontaldoparaná

     

     Veja Também