• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • É HOJE (19/01/23), APRESENTAÇÃO DE WHEELING NO BALNEÁRIO SHANGRI-LÁ

    Quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

    Última Modificação: 19/01/2023 08:55:24 | Visualizada 345 vezes

    Luiz Michelin Junior - Imprensa


    Ouvir matéria

    O governo do estado em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, Cultura, Lazer e Juventude traz até Pontal do Paraná uma apresentação de Wheeling, que acontecerá hoje (19/01/23) no balneário Shangri-lá, na Av. Anibal Khury entre as ruas Maralina e Av. Paraná.

     

    O Wheeling (também conhecido como Stunt) é uma prática de malabarismo com motocicleta. Consiste em realizar manobras nas quais força e equilíbrio são exigidos ao máximo pelos praticantes, onde apenas uma roda do veículo se mantém no chão.

     

    O termo “Wheeling” quer dizer "Empinar", porém no Brasil usa-se para designar a prática como um todo, não apenas para o ato de empinar.

     

    Surgiu na década de 1970 quando o californiano Doug Domokos desenvolveu a técnica de empinar a moto controlando com o freio traseiro, e passou a fazer exibições de suas habilidades. Domokos ficou conhecido como "The Wheeling King", ou seja, o “Rei do Wheeling”. No Brasil essa modalidade tem crescido e conquistado públicos.

     

    O esporte vem crescendo também entre as mulheres, onde muitas arriscam manobras e se identificam com esse meio.

     

    As motocicletas são especialmente preparadas para a prática do wheeling, pois exigem maior resistência a impactos constantes, usa-se variadas potências, desde 50 cc a 1200 cc, geralmente são tirados componentes da parte dianteira como painel, setas e farol. Além de possuírem a “churrasqueira”, um suporte traseiro para proteção do quadro e demais peças, além de melhorar a performance dos pilotos. É comum a prática do wheeling com motos do tipo Streetfighter e Supermoto.

     

    #wheeling

    #secretariadeesportes

    #prefeituradepontaldoparaná

     

     Galeria de Fotos

     Veja Também