• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • COLÔNIA DE PESCADORES Z-5 É REINAUGURADA EM PONTAL DO PARANÁ

    Quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

    Última Modificação: 16/02/2023 14:50:01 | Visualizada 104 vezes

    Luiz Michelin Junior - Imprensa


    Ouvir matéria

    A Colônia de Pescadores Z-5, que fica localizada no Balneário Shangri-lá, em Pontal do Paraná, teve sua sede reinaugurada no último dia 14/02/23.

     

    O local foi completamente reformado, pois a estrutura estava afetada e não recebia manutenção há muitos anos.

     

    A nova sede recebeu reforma nas suas estruturas, piso interno, instalações hidráulicas, louças, metais e acessórios nos banheiros, que foram completamente revitalizados, revestimento de pisos externos, troca de cobertura, portas de vidro e de alumínio, janelas em alumínio, novos rufos e calhas, impermeabilização das lajes, instalações elétricas e de combate a incêndio, plantio de grama e pintura interna e externa. Ganhou também espaços para reuniões e celebrações.

     

    Entre as autoridades estavam o Prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, o Secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Jackson Bassfeld, o Vereador de Pontal do Paraná Ezequiel Tavares, o Presidente da Colônia de Pescadores Z-1 de Paranaguá e Presidente da Fepespar - Federação dos Pescadores e Aquicultores do Estado do Paraná, Edmir Manoel Ferreira, o Presidente da Colônia de Pescadores Z-2 de Guaraqueçaba (a maior do litoral Paranaense com 3.500 pescadores), Armindo Ferreira Lopes, o Presidente da Colônia de Pescadores Z-5 de Pontal do Paraná, Rubens Marcelino da Veiga, o representante do IDR – Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (Iapar e Emater), Charles Peixoto e o Assessor Municipal, Izair Marcelino da Veiga (Lico), responsável pelas comunidades caiçaras e da pesca.

     

    O Prefeito em seu discurso disse estar feliz com a conquista e parabenizou toda comunidade da pesca: “Esse é um dos projetos da nossa gestão voltado aos pescadores pontalenses, a 2º maior Colônia de Pescadores do litoral. Em breve o local contará com um Centro de Informações Turísticas, em um ambiente planejado com as características da pesca artesanal. Agradeço a parceria da Fepespar - Federação dos Pescadores e Aquicultores do Estado do Paraná, e do IDR – Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (Iapar e Emater), que sempre trabalham junto com a Colônia e a Prefeitura. Viva Pontal do Paraná e nossos pescadores tradicionais”, disse o prefeito.

     

    HISTÓRIA

     

    No início a representante dos pescadores de Pontal do Paraná era a Ascompes – Associação Comunitária de Pescadores. Ela contava com 20 associados, que ainda eram agregados a Colônia Z-1 do município de Paranaguá.

     

    Após a emancipação iniciou-se o processo para a criação da Colônia de Pescadores Z-5 de Pontal do Paraná no ano de 2004, proporcionando assim a autonomia dos pescadores e pescadoras de Pontal do Paraná.

     

    Desde então a instituição agrega benefícios a comunidade da pesca no município, a sede no balneário Shangri-lá existe desde 2008, criada na gestão do então Prefeito de Pontal do Paraná, Rudisney Gimenes e do Vice-Prefeito Rubens Marcelino da Veiga.

     

    A Colônia de Pescadores Z-5 de Pontal do Paraná, é constituída atualmente por mais de 600 associados, aos quais proporciona os atendimentos diários as suas necessidades, tais como: acessos a direitos previdenciários, aposentadoria, auxílio maternidade, seguro defeso, auxílio doença, regularização de documentos obrigatórios para exercer a atividade de forma legal, emissão e renovação do RGP- Registro Geral do Pescador e também do TIE - Título de Inscrição de Embarcação, entre outras atividades.

     

    A Instituição também proporciona através de arrecadação de recursos junto ao governo o acesso a instrumentos de trabalho como: rede, freezer, tratores, maquinário de beneficiamento, tendo em vista que a pesca artesanal é uma atividade de tradição familiar.

     

    #colôniaZ5

    #secretariademeioambiente

    #prefeituradepontaldoparaná

     Galeria de Fotos

     Veja Também