• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • PREFEITURA PEDE O APOIO DA POPULAÇÃO PARA QUE NÃO DESCARTE LIXO NA RUA, EVITANDO ENCHENTES

    Segunda-feira, 06 de março de 2023

    Última Modificação: 06/03/2023 15:18:07 | Visualizada 141 vezes

    Luiz Michelin Junior - Imprensa


    Ouvir matéria

    Você se lembra do canal extravasor de águas do balneário de Ipanema que foi limpo pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos faz uns 15 dias? Ele não era limpo há mais de 20 anos. Naquela ocasião as águas pluviais passaram a escoar com muita mais facilidade e eficiência. Agora veja nas imagens abaixo como amanheceu o canal hoje (06/03/23) após o grande volume de chuva ocorrido ontem (05/03/23) em Pontal do Paraná.

     

    Uma das principais causas de alagamentos no nosso município é o excesso de lixo nas ruas, que entopem as bocas de lobo, mais conhecidas como bueiros, ou são carregados para os canais que fluem a água da cidade, obstruindo o escoamento e causando enchentes.

     

    É importante que a população não descarte lixo, entulhos e materiais sem serventia nas ruas, calçadas, terrenos e vias públicas, evitando, assim, enchentes, alagamentos e a proliferação de inúmeras doenças atraídas pelo descarte incorreto dos resíduos.

     

    Sem contar que ao chegar aos canais, valetas e rios provoca um desequilíbrio ambiental, representando uma grande ameaça à vida aquática, além de contaminar a água utilizada para consumo humano, tornando-a inapropriada.

     

    A Prefeitura de Pontal do Paraná pede ajuda da população para que não jogue lixo nas ruas, evitando transtornos em dias chuvosos.

     

    O QUE POSSO FAZER PARA AJUDAR?

     

    DESCARTE SEU LIXO CORRETAMENTE! Para que a água das chuvas escoe bem e não obstrua a passagem da água em nenhum ponto.

     

    FIQUE ATENTO AOS HORÁRIOS DE COLETA DO SEU BAIRRO. Só coloque sacos de resíduos poucos minutos antes do caminhão passar no seu balneário, pois eles podem causar alagamentos graves. Sacos que ficam por muito tempo nas ruas são comumente violados, fazendo com que os resíduos fiquem espalhados pelas vias e sejam levados pela água da chuva.

     

    PASSE ESSA IDEIA ADIANTE! Se você já segue esses passos para a diminuição de lixo na rua, compartilhe a ideia com amigos, vizinhos e familiares. Apenas juntos iremos transformar a realidade de nosso país e deixar um mundo melhor para nossos filhos.

     

    #nãojoguelixonarua

    #meioambiente

    #pontalrecicla

    #prefeituradepontaldoparaná

     Galeria de Fotos

     Veja Também