• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • CAMINHADAS NA NATUREZA: Circuito Ilha do Maciel será domingo (28). Primeiro embarque será às 7h30 em Pontal do Sul e limite será de 300 participantes.

    Quinta-feira, 11 de abril de 2024

    Última Modificação: 12/04/2024 09:23:47 | Visualizada 89 vezes


    Ouvir matéria

    Pontal do Paraná vai sediar mais um grande evento de Caminhadas na Natureza. É o Circuito Ilha do Maciel, que será realizado domingo (28), com apoio da Prefeitura de Pontal do Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico. A concentração será às 6h30 e o primeiro embarque está previsto para 7h30. Haverá outros dois embarques às 8h30 e às 9h30.

    O número de participantes é limitado a 300 caminhantes e o circuito é fechado aos participantes que se inscreverem pelo endereço eletrônico: 

    https://pontaldoparana.caminhadas.info/

    Não haverá inscrições na hora. Se houver desistência, os inscritos devem cancelar sua participação no sistema ou comunicar a organização pelo Whatsapp (41) 93500-7978 para que outros interessados possam se inscrever.


     

    PERCURSO: Na Ilha do Maciel (ou apenas Maciel, como é chamada a localidade) a beleza da mata atlântica é coroada com paisagens únicas e até por um rio à beira-mar. O Circuito está inserido em uma comunidade tradicional pesqueira de Pontal do Paraná, o que garante peculiaridades únicas ao trajeto.


    REGRAS PARA O EMBARQUE: O Circuito Ilha do Maciel apresenta um diferencial: o acesso ao ponto de partida da caminhada se dá pelo mar. Por questões de logística, a concentração será a partir das 06h30 e o primeiro embarque está previsto para 7h30. A concentração será no Terminal de Embarque para a Ilha do Mel, no balneário Pontal do Sul. Não serão permitidos animais de estimação.


     

    ESTACIONAMENTO: Existem, no entorno do Terminal de Embarque, diversas opções de estacionamentos particulares.


    TRANSPORTE: O transporte oficial do evento será feito por embarcações da ABALINE (Associação dos Barqueiros do Litoral Norte) nas instalações do Terminal de Embarque, em Pontal do Sul. Para garantir a segurança de todos, é desaconselhável o uso de outros tipos de transporte.

    A travessia será paga pelo próprio caminhante diretamente à ABALINE e custará R$ 30 (trinta reais, ida e volta) por pessoa.

    - Crianças de até 6 (seis) anos não pagam.

    - Haverá um representante da associação, identificado, que será responsável pela venda das passagens.

    - A travessia dura em torno de 40 (quarenta) minutos.

    - Os embarques estão programados para 07h30, 08h30 e 09h30.

    - A cada horário serão transportados 100 caminhantes. A lotação ocorrerá por ordem de retirada das pulseiras. Logo, os 100 primeiros caminhantes a retirarem pulseiras partirão no primeiro horário (6h30). Quem chegar depois terá mais duas opções, às 8h30 e 9h30.

    - Os barcos retornarão de acordo com a lotação a partir das 12 horas.

    - O desembarque na Ilha e o embarque para retorno serão no Rio Maciel. Na Ilha do Maciel não há estrutura de trapiche, portanto serão utilizados pontilhões ou escadas que levarão o caminhante da embarcação até a margem do rio.

    ALIMENTAÇÃO: Mais informações em breve nas redes sociais.

    SAÚDE: Não há como levar ambulância até a Ilha. Ela permanecerá no Terminal de Embarque em Pontal do Sul e haverá um barco rápido em caso de emergência. Haverá um técnico de enfermagem na Ilha para casos de primeiros socorros.

    NÃO ESQUEÇA O REPELENTE E PROTETOR SOLAR. Para garantir a segurança dos caminhantes este circuito está sujeito à alterações de datas por conta do trecho realizado por mar. Caso isto ocorra, serão enviados e-mails aos inscritos.


     

     Galeria de Fotos

     Veja Também