• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias terá palestras e mutirão de limpeza em Pontal do Paraná

    Segunda-feira, 13 de setembro de 2021

    Visualizada 211 vezes


    O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (International Coastal Cleanup) é um evento mundial realizado anualmente no terceiro fim de semana do mês de setembro. Em alusão ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, a prefeitura municipal de Pontal do Paraná, através da secretaria municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca está fazendo parte deste projeto de limpeza das praias com um mutirão. O projeto é realizado através do Sesc Saúde do Sesc PR, que estará promovendo uma série de atividades gratuitas e no formato on-line sobre o tema, entre os dias 13 e 16 de setembro.

     Neste projeto terão rodas de conversas para alunos, professores, profissionais da área, empresários, turistas e público em geral. Também faz parte da ação contação de histórias para as crianças. O ponto forte do projeto acontecerá no sábado (18), onde acontecerá o mutirão de limpeza nas praias. Em Pontal do Paraná serão realizados mutirões em Praia de Leste, Shangrilá e Pontal do Sul.

    Os mutirões de limpeza acontecerão simultaneamente através das unidades do Sesc Caiobá e do Sesc Paranaguá das 8h30 às 11h30. As ações seguirão protocolos de saúde, como grupos reduzidos de até 10 participantes; distanciamento, aferição de temperatura dos grupos, uso obrigatório de máscara, além de luvas e disponibilização de álcool em gel.

    Toda a programação é uma parceria entre o Sesc PR, Fecomércio PR, Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (CMEG); Unespar, UFPR Litoral, Laboratório de Ecologia e Conservação – CEM – UFPR, Laboratório de Paleoceanografia e Paleoclimatologia – CEM – UFPR, ONG Parceiros do Mar; Associação MarBrasil; Programa Rebimar; Instituto Guaju, AMCORESPP, AMAGEM, SEMMAs e prefeituras.

    Seguem abaixo os links de acesso para a programação:

    De onde vem e para onde vai o lixo da praia?

    https://youtu.be/Xj7fheLNPVQ

    Ninguém é pequeno demais para fazer a diferença: O Chamado de Greta Thunberg para salvar o Planeta

    https://youtu.be/qQENUHGie6Q

    O litoral não é só para tirar férias: 15 de setembro (quarta-feira) | 14h
    Roda de conversa: O litoral não é só para tirar férias
    Participantes:
    Jackson Cesar Bassfeld
    Secretário de Meio Ambiente de Pontal do Paraná

    https://youtu.be/wN77N2O3bY0

    Turismo e (in) sustentabilidade

    https://youtu.be/-w87lX0NXbs

    Oceano limpo: Desafio para a Década do Oceano UNESCO

    https://youtu.be/ZB07SVKPq4Q

    A secretaria de meio Ambiente convoca voluntários que queiram participar desta ação, basta acessar o link e se inscrever, são vagas limitadas para evitar aglomerações.

    Inscreva-se para a limpeza de praia presencial em 18/09:

    https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfH0kdYrNWSeW25JiRDtBX6XVxDegJOfB8-Qo3w3YN2kLUwOw/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0&usp=mail_form_link