• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • SURGE UMA NOVA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL EM PONTAL DO PARANÁ

    Terça-feira, 09 de agosto de 2022

    Visualizada 183 vezes

    Luiz Michelin Junior - Imprensa


    A gestão municipal ambiental de Pontal do Paraná tem se tornado referência no litoral do Paraná, sobretudo quando tratamos da coleta seletiva de resíduos.

     

    A Prefeitura Municipal de Pontal do Paraná celebrou um Termo de Colaboração nº 179/2022 com a Amcorespp - Associação Municipal dos Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná. De acordo como Plano de Trabalho ela é a responsável por fazer a coleta seletiva, operar o triturador de galhos e manter as nossas praias mais limpas.

     

    A Prefeitura cedeu dois caminhões, um caminhão baú que faz o itinerário para a coleta dos resíduos recicláveis em todos os balneários do município e um outro “reciclo” que faz a limpeza da orla.

     

    O barracão com cessão de uso à AMCORESPP tem 360 m² e conta com: duas prensas, uma esteira de separação, uma bancada para desmanche do material, uma balança e uma paleteira.

     

    A Associação tem hoje 20 pessoas diretamente envolvidas no processo, desde a coleta, triagem, desmanche de material, enfardamento, logística e administração. Os associados utilizam os EPIs - Equipamentos de Proteções Individuais, dispositivo individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no local de trabalho. Os EPIs também foram fornecidos pela Prefeitura Municipal.

     

    Vejam como funciona cada um destes trabalhos:

     

    COLETA SELETIVA ♻️

     

    🚛 A Prefeitura de Pontal do Paraná criou um cronograma de Coleta Seletiva, que contempla todos os balneários do município.

     

    É feita a coleta nas ruas de acordo com o itinerário definido pela Prefeitura. Os materiais são separados por tipo: papel, plástico, isopor, vidros e metais. Os resíduos recicláveis são então comercializados pela AMCORESPP.

     

    Um incentivo para você cidadão Pontalense, separar o seu resíduo reciclável e destiná-lo de forma correta para ser reaproveitado! A natureza agradece!

     

    ðŸPONTAL RECICLA!!

     

    O caminhão da Coleta Seletiva estará nas ruas dos nossos balneários conforme o cronograma abaixo:

     

    De segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30 - Sábados das 8h às 12h.

     

    Setor 1 – Região de Praia de Leste – Segunda-feira.

    Setor 2 – Região de Santa Terezinha - Quarta-feira.

    Setor 3 – Região de Ipanema e Praia de Leste - Sexta-Feira.

    Setor 4 – Região de Shangri-lá - Terça-Feira.

    Setor 5 – Região de Pontal do Sul - Quinta-feira

    Setor 6 - Região de comércio, Rodovia PR – 412 e Beira Mar (Av. Dep. Anibal Khury) – Sábado.

     

     

    TRITURADOR DE GALHOS

     

    Recentemente a Prefeitura de Pontal do Paraná adquiriu por deliberação do Conselho Municipal do Meio Ambiente e utilizando o recurso do Fundo Municipal do Meio Ambiente uma máquina para triturar galhos.

     

    O material triturado está sendo utilizado para a compostagem (produção de adubo orgânico). Este adubo é então distribuído para as escolas municipais que desenvolvem as hortas escolares.

     

    Nas terças e quintas-feiras o triturador de galhos está nas ruas atendendo aos protocolos abertos na Prefeitura.

     

    LIMPEZA DA ORLA DA PRAIA

     

    Outra ação da Amcorespp é a limpeza de nossas praias. Ela atua nas segundas, sextas e sábados nesta limpeza. Porém, a Prefeitura Municipal de Pontal do Paraná pede a colaboração geral para que cada um recolha o seu resíduo ao sair da praia. Uma boa ação de cidadania!

     

    Uma praia mais limpa depende de todos nós.

     

    A gestão municipal está sempre imbuída em fiscalizar e melhorar estas tarefas, o que envolve várias ações. Como por exemplo: aulas, treinamentos, workshops e feiras relacionadas a meio ambiente instruindo desde crianças e jovens nas escolas até a terceira idade.

     

    A Amcorespp atende também os grandes geradores de resíduos: mercados, lojas, indústrias, materiais de construção, entre outros. Além dos catadores com capacitações, compra e coleta de materiais, assistência jurídica e social.

     

    A Presidente da Amcorespp, Alyne Cunha, ressalta a importância de todo este trabalho, que é árduo, responsável e depende da ajuda de todos.

     

    "Coletamos em 2021 cerca de 236 toneladas de resíduos recicláveis e queremos aumentar esses números em 2022. Para isso contamos com a ajuda de todos na separação correta dos recicláveis e o total envolvimento neste Projeto, seja entregando ao catador, levando ao Ecotainer ou ainda colocando os recicláveis na lixeira no dia que passa a coleta seletiva no seu balneário.

     

    Nossas praias mais limpas e lindas dependem de cada um de nós e a Amcorespp está aqui pra fazer acontecer um trabalho tão necessário para o nosso Meio Ambiente e as famílias que dependem da reciclagem para colocar o alimento nas suas mesas", declarou Alyne.

     

    “O uso de recursos naturais e a competição por recursos escassos como as matérias-primas estão aumentando em todo o mundo. O uso cuidadoso dos recursos naturais é, portanto, um desafio central do nosso tempo e um tema importante da política ambiental. É tarefa da política moldar as condições estruturais da economia de tal forma que haja incentivos para o uso eficiente e ambientalmente amigável dos recursos naturais. A politica desta consciência socioambiental é o nosso desafio maior de promovermos cada vez mais em Pontal do Paraná”, declarou Jackson Bassfeld, Secretário Municipal do Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.

     

    #consciênciaambiental

    #coletaseletiva

    #trituradordegalhos

    #limpezadaorla

    #prefeituradepontaldoparaná