• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • ENCONTRO SUL-BRASILEIRO REUNIU LIDERANÇAS DA CAPOEIRA EM PONTAL DO PR

    Terça-feira, 30 de agosto de 2022

    Visualizada 3741 vezes

    Luiz Michelin Junior - Imprensa


    O Encontro Sul-Brasileiro de Capoeira aconteceu em Pontal do Paraná entre os dias 25 e 28/08/22.

     

    O evento contou com lideranças da Capoeira de todo Brasil, entre eles:

     

    - O mestre Sergipe, baiano, que veio para Curitiba-PR em 1973, sendo pioneiro da Capoeira no Paraná. Foi quem trouxe e começou a lecionar em nosso estado.

     

    - O mestre Bacico, de Paranaguá-PR, que possui projetos de Capoeira em Matinhos e é Presidente da Federação Paranaense de Capoeira.

     

    - O mestre Tony Vargas, do Rio de Janeiro-RJ, que é referência em musicalidade, canto, compositor de cantigas e desenvolve projetos sociais da Capoeira em comunidades cariocas.

     

    - O mestre Pernalonga, de São Paulo-SP, especialista em Capoeira de Angola e também referência na musicalidade deste esporte

     

    Ambos viajam o mundo inteiro ministrando oficinas, palestras e trazendo o conhecimento deles.

     

    Os coordenadores e organizadores do Encontro foram: Augusto Pereira Camargo (conhecido como instrutor Makako), que é membro do CMPIR (Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial) e fundador da Escola de Capoeira Dendê Caiçara) e o instrutor Alan Deivid Cordeiro Seniuk (conhecido como Godsila), que são lideranças da Capoeira em Pontal do Paraná.

     

    Os mestres e instrutores falaram sobre: educação, da Capoeira dentro da escola, como ferramenta educacional, combatendo o preconceito e todo e qualquer tipo de violência

     

    A abertura do Encontro foi na Casa da Cultura no balneário Primavera e durante a programação os mestres realizaram oficinas no ginásio de esportes da Escola Municipal Ezequiel Pinto da Silva no Balneário Praia de Leste. Os mestres e instrutores fizeram rodas de Capoeira no calçadão do balneário Santa Terezinha.

     

    No sábado (27/08/22) houve o batizado de vários alunos do Projeto realizado em parceria com a Prefeitura de Pontal do Paraná.

     

    O Prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, esteve na abertura do Encontro e ressaltou a importância do Esporte em Pontal: “A nossa Secretaria de Esportes tem sido muito atuante e eventos dessa magnitude enaltecem nossa cidade. Fico muito feliz em saber que a Capoeira e está crescendo dentro de Pontal do Paraná e faz parte das atividades esportivas de muitas de nossas escolas”.

     

    #capoeira

    #prefeituradepontaldoparaná

    #secretariadeesportes

     Outras Notícias