A Prefeitura de Pontal do Paraná realiza a segunda edição do Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras), destinado a servidores públicos. As aulas ocorrem às quintas-feiras, das 8h às 10h, totalmente gratuito e com carga horária total de 40 horas e participação de 36 alunos.
O curso é ministrado pela professora e intérprete Érica Áurea, servidora pública e idealizadora da iniciativa. A atividade integra o programa da “Escola de Governo” e tem como foco o atendimento institucional, principalmente em situações que envolvem servidores ou usuários surdos.
Libras é a língua visual-motora utilizada pela comunidade surda no Brasil, com estrutura gramatical própria. Reconhecida por lei como meio legal de comunicação, ela está presente em diferentes áreas, como saúde, educação e serviços públicos.
“A proposta da formação é ampliar a capacidade de diálogo entre os setores da Prefeitura de Pontal do Paraná por meio do ensino dos sinais e de práticas funcionais aplicadas à rotina administrativa”, relata a professora.
A Lei nº 10.436/2002 reconhece a Libras como língua oficial do Brasil, o que marca a importância de sua inclusão e acesso.
A formação segue até o cumprimento da carga horária, com conteúdos voltados ao uso prático da Libras no ambiente de trabalho.
Fotos: Prefeitura de Pontal do Paraná/ Clovis Santos