Parceria entre Secretaria de Saúde e PUC resulta em mais de 1.700 doses aplicadas no Dia D de vacinação.
O tradicional personagem Zé Gotinha voltou a brilhar em Pontal do Paraná no último sábado (10), durante o Dia D de vacinação. A ação, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), resultou na aplicação de 1.730 doses de vacinas, fazendo da cidade a segunda com maior número de imunizações no litoral paranaense no dia da campanha.
Para reforçar o atendimento à população, cerca de 40 estudantes de diversos cursos da PUC, como Enfermagem, Serviço Social, Odontologia e Ciências Biológicas, atuaram nos pontos de vacinação espalhados por comércios da cidade. As atividades foram supervisionadas pelas professoras Luana e Mariza, do curso de Enfermagem, e pela professora Andreia Braga, do curso de Serviço Social.
A secretária de Saúde de Pontal do Paraná, Michele Straub, destacou a importância da parceria com a universidade e informou que novas ações de extensão universitária estão previstas para o município. “Essa integração com a academia fortalece o serviço público e amplia o alcance da vacinação e de outras atividades de saúde”, afirmou.
Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), todas as equipes da Secretaria estiveram mobilizadas durante todo o sábado, atendendo pessoas de todas as idades. Nesta edição da campanha, a vacina contra a gripe foi liberada para toda a população a partir dos 6 anos de idade. Outras vacinas do calendário básico foram aplicadas conforme a faixa etária e a necessidade de cada paciente.
Um dos grandes destaques do dia foi, mais uma vez, o personagem símbolo das campanhas de vacinação no Brasil: Zé Gotinha. Criado em 1986 pelo artista plástico Darlan Rosa e lançado oficialmente em 1987 durante o governo do presidente José Sarney, Zé Gotinha foi apresentado ao país pelo então ministro da Saúde Luiz Carlos Borges da Silveira. Desde então, o personagem se tornou símbolo das campanhas de imunização, encantando gerações com sua presença marcante.
Crianças e adultos fizeram fila para abraçar e tirar fotos com Zé Gotinha — muitos realizando um sonho de infância. A mobilização reforça o compromisso de Pontal do Paraná com a saúde pública e com o estímulo à vacinação como medida essencial de prevenção.
Um agradecimento especial a Guarda Municipal de Pontal do Paraná, sob o comando da secretaria de segurança que esteve presente durante toda a ação.
Fotos: Prefeitura de Pontal do Paraná/ Clovis Santos.